A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, deixou uma legião de admiradores desolados e ansiosos para saberem o próximo sacerdote a ocupar este cargo tão importante dentro da Igreja Católica. A instituição — que é uma das mais antigas do mundo e ainda carrega uma multidão de fiéis — é constituída por uma estrutura hierárquica bem definida e que perdura por séculos. Entre padres, cardeais e arcebispos, como realmente funciona a hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana?
Papa
No cargo mais alto, encontra-se o Papa, que tem a missão de conduzir espiritual e administrativamente a Igreja. Para os católicos, o sacerdote que encarna esta função é sucessor direto de São Pedro considerado o primeiro a assumir o cargo.
O Pontífice toma decisões relacionadas à doutrina da Igreja, além de nomear cardeais e bispos. O Papa também assume a posição de chefe do Estado do Vaticano e a ele cabe o poder de tornar as pessoas santas, em processo denominado canonização.
Em boa parte dos papados, o sacerdote permanece no cargo até morrer, como no caso de Francisco e João Paulo II. No entanto, já houveram renúncias, sendo a mais recente a de Bento XVI, que deixou o cargo por motivos de saúde.
Cardeal
Abaixo do Papa, existem os cardeais, título conferido a alguns bispos. Estes sacerdotes selecionados pelo Pontífice têm como missão aconselhá-lo ao longo de seu papado e integram o Colégio de Cardeais. São eles também que votam para eleger o próximo Papa, em um rito chamado conclave. Entretanto, somente os cardeais com menos de 80 anos que estarão aptos para votar.
Os cardeais têm duas opções de atuação: podem trabalhar em arquidioceses ou atuar na Cúria Romana, órgão administrativo da Igreja Católica.
Arcebispo
O arcebispo, que vem logo após o cardeal na pirâmide católica, também pode comandar arquidioceses — como é denominado o conjunto de paróquias de um determinado território. A arquidiocese do Rio de Janeiro, por exemplo, é composta por 57 paróquias distribuídas em 38 bairros da capital do estado. Ela é comandada pelo cardeal Orani Tempesta — o qual estará apto a votar no conclave que elegerá o próximo Papa.
Já a arquidiocese de Niterói, também da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, compreende 14 municípios e é formada por 73 paróquias. A província eclesiástica é dirigida pelo arcebispo José Francisco Rezende Dias.
Bispo
O bispo assume uma posição de liderança mais regional e tem menos poderes que o arcebispo. Dentro do catolicismo, os bispos são considerados os sucessores dos apóstolos que acompanharam Jesus Cristo. Além disso, somente os bispos podem dar os sacramentos católicos da crisma e da ordem.
Os bispos comandam as dioceses. Segundo dados da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2025, existem 316 bispos na ativa e 172 eméritos no país. A eles cabe orientar os padres e fiéis dentro de sua jurisdição.
Padre
Os padres conduzem missas e administram alguns sacramentos — como o de casamento, batismo e eucaristia —, servindo a uma paróquia local. Ao padre responsável por comandar uma paróquia é dado o nome de pároco. Há também o vigário, que cuia da igreja na ausência do pároco.
Diácono
Assim como os demais cargos, a função é restrita para os homens. Existem dois tipos de diáconos, os transitórios e os permanentes. Os primeiros representam os religiosos que estão se preparando para virarem padres, estando nos últimos anos de estudos.
Já os permanentes são homens, solteiros ou casados, com mais de 35 anos e que têm forte ligação com a paróquia local. O diácono ajuda padres e bispos a realizar as cerimônias e rituais da Igreja. No entanto, não podem conceder sacramentos ou comanda missas.
Outras denominações
Para além da hierarquia direta, a Igreja Católica também conta com outros títulos importantes.
Freira
As freiras são mulheres que renunciam ao casamento, fazendo votos de castidade, optando por viver em uma comunidade. Cada ordem de freiras exige regras diferentes o que inclui, muitas vezes, os seus famosos hábitos — nome das vestimentas destas fiéis.
Existem ordens com os mais diversos costumes, como as Carmelitas, que vivem confinadas em locais chamados Carmelos. Dentro de cada comunidade de freiras existem as madres, que assumem a posição de líderes do convento.
Frade
O frade — ou frei, como são chamados popularmente — é um fiel católico que escolhe viver em comunidades com regras específicas como os Franciscanos, por exemplo. Estes homens costumam fazer votos de castidade e pobreza, além de participarem de trabalhos voluntários em suas comunidades.
Há a possibilidade de um frade se tornar padre, mas não poderá conduzir uma paróquia espiritualmente pois deverá continuar seguindo os propósitos de sua comunidade original.
Monges católicos
Estes religiosos vivem isolados em monastérios e dedicam a vida inteira a orações e penitências. Também podem se tornar padres, mas deverão continuar seguindo o propósito de sua ordem.
Ir para o conteúdo original: https://exame.com/mundo/papa-cardeais-e-bispos-saiba-como-funciona-a-hierarquia-da-igreja-catolica/