O trader e educador financeiro Osney Cola foi o convidado do episódio 234 do GainCast e abriu o jogo sobre sua trajetória no mercado financeiro, erros do passado, maturidade profissional e a nova fase que inicia agora, com foco em planejamento financeiro e educação.
A história de Osney com a bolsa começou em 2006, de forma quase acidental. Após receber de herança uma casa da família, ele vendeu o imóvel e apostou tudo na Bolsa.
“Peguei toda a grana do imóvel, em valor corrigido acho que deve dar hoje uns R$ 300.000 ou R$ 400.000, e botei na bolsa com aquela visão que ‘ah, é só ter dinheiro pra ganhar dinheiro’”, contou. A realidade foi dura: “Já comecei tomando pau. Perdi na época sei lá, acho que uns 80% desse valor”.
Aprendizado
Apesar do tropeço inicial, Osney não desistiu. Em 2009, viu o mercado se recuperar e conseguiu bons resultados — mas sem entender exatamente por que estava ganhando. Isso acendeu um alerta: “2009 a bolsa foi uma mãe. Do mesmo jeito que eu perdi no azar, ganhei pela sorte. Aí eu falei: opa, pera aí, preciso aprender esse negócio aqui”.
A busca por aprendizado levou Osney até São Bernardo do Campo, onde ele decidiu acompanhar de perto a rotina de um dos traders mais respeitados do país, André Moraes. Passou alguns dias observando, perguntando tudo.
Em 2017, iniciou um projeto com uma metodologia baseada em volume. “A gente acredita que os players estão se posicionando no volume, e posteriormente o preço se move. O preço é consequência”.
“Eu comecei a entender que o preço é consequência do volume. Se eu ficasse olhando preço, eu estava atrasado, olhando o retrovisor. O volume denuncia onde os players estão se posicionando”, explicou.
Desde então, ele baseia sua leitura do mercado nesse princípio e seguiu adiante com o parceiro trader Sato, com quem desenvolveu o projeto chamado RaioX Preditivo.
Leia também:
Apesar da experiência com operações de day trade, Osney faz questão de destacar os perigos da ilusão vendida por promessas de lucro fácil: “A gente deixou de faturar muito, mas t
A responsabilidade com quem o segue vai além do discurso técnico. Após enfrentar dois acidentes graves com a filha, Osney decidiu ampliar sua atuação. “Falei: cara, eu tenho que ir além do trade. Agora a gente está criando bastante conteúdo voltado para desenvolvimento pessoal. A vida das pessoas reflete diretamente no bolso delas”, avalia.
Essa transformação o levou a assumir uma nova missão como assessor financeiro. “No início do ano tomei a decisão de realmente me tornar um assessor de fato e começar a mostrar outros produtos”, conta.
Ao organizar seu conhecimento em um mapa mental, percebeu que, na prática, estava escrevendo um livro. “Eu comecei a escrever um livro, comecei a contar da minha vida, da minha história, tudo que aconteceu”, diz.
Assim Osney Cola segue promovendo uma visão mais pé no chão do mercado. “A maioria dos caras não vai na pescaria para pegar peixe. O peixe é um bônus. Se quiser peixe mesmo, vai na peixaria. Dinheiro é a mesma coisa — não pode ser o fim. Tem que curtir o processo, porque é ele que faz o dinheiro virar consequência”, ressalta.
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.
The post Ele vendeu imóvel e perdeu 80% na bolsa, mas seguiu em frente até vencer como trader appeared first on InfoMoney.
Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/mercados/osney-cola-relembra-prejuizo-de-80-detalha-nova-fase-alem-do-day-trade/