Home / Entretenimento / Os 10 filmes nacionais mais premiados da história e onde assistir cada um online

Os 10 filmes nacionais mais premiados da história e onde assistir cada um online

O mundo voltou os olhos ao cinema brasileiro após a significativa repercussão do filme “Ainda Estou Aqui”. Isso se tornou ainda maior após o longa levar o prêmio de Melhor Filme Internacional na edição do Oscar 2025.

Pensando nisso, elaboramos uma lista que aborda os filmes nacionais mais premiados da história do cinema brasileiro. Informamos, também, onde você pode assistir a cada um deles nos serviços de streaming. Confira mais a seguir.

Central do Brasil (1998)

Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil mostra a trajetória de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Os 10 filmes nacionais mais premiados da história e onde assistir cada um online
Central do Brasil via RioFilme/reprodução

Um dia, Josué (Vinícius de Oliveira), filho de uma das clientes de Dora, fica sozinho após a morte de sua mãe em um acidente de ônibus e, juntos, eles partem para o Nordeste em busca do pai do garoto.

O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, assim como o Globo de Ouro, BAFTA, International Press Academy e Satellite Award para Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e foi responsável pela indicação de Fernanda Montenegro ao prêmio de melhor atriz.

Central do Brasil está disponível na Netflix e Globoplay.

Cidade de Deus (2002)

Com base no livro homônimo de Paulo Lins, o filme, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, retrata a vida na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

Cena do filme Cidade de Deus
Cidade de Deus via Globo Filmes/reprodução

A narrativa acompanha a trajetória de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem que encontra no seu talento para a fotografia uma maneira de escapar da violência.

Este é certamente um dos filmes mais aclamados da história do cinema nacional, recebendo quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Dentre os mais de 55 prêmios conquistados ao redor do mundo estão o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Cidade de Deus está disponível no Globoplay e Max.

O Auto da Compadecida (2000)

Este clássico da comédia brasileira é, na verdade, uma adaptação cinematográfica da peça de Ariano Suassuna.

Cena de O Auto da Compadecida
O Auto da Compadecida via Globo Filmes/reprodução

Dirigido por Guel Arraes, o roteiro acompanha as peripécias de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) em sua luta pela sobrevivência. Mas tudo muda na vida dos dois amigos com a aparição de Nossa Senhora (Fernanda Montenegro).

O filme levou o Prêmio do Júri Popular no Festival de Cinema Brasileiro em Miami, além das indicações de prestígio como no Festival de Havana e no Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar – no qual Matheus Nachtergaele recebeu o prêmio de Melhor Ator.

O Auto da Compadecida está disponível no Globoplay e Prime Video.

Bacurau (2019)

O filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles narra a história de um vilarejo, no sertão brasileiro, que parece ter desaparecido dos mapas.

Cena do filme Bacurau
Bacurau via Globo Filmes/reprodução

Com a chegada de estrangeiros e seus drones rondando o céu da região, a comunidade percebe que algo está ficando estranho. Quando pessoas começam a aparecer mortas, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes de Bacurau precisam traçar um plano de defesa. 

Os principais prêmios do longa incluem o Prêmio do Júri no Festival de Cannes, o prêmio de Melhor Filme nos festivais de Lima e Munique, e o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano no Prêmio Platino. Quanto ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o filme venceu em categorias como Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Lançamento.

Bacurau está disponível no Globoplay.

Carandiru (2003)

Dirigido por Héctor Babenco, o roteiro baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, conta a história de um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) e seu trabalho de prevenção ao vírus HIV dentro do maior presídio da América Latina.

Cena do filme Carandiru
Carandiru via Globo Filmes/reprodução

O filme retrata algumas das histórias e o cotidiano dos detentos, abordando temas como superlotação, violência e solidariedade dentro do sistema carcerário brasileiro.

Além das diversas indicações, o longa ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Cartagena, assim como o Prêmio do Público e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Havana. Já no Grande Prêmio Cinema Brasil, o filme levou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Roteiro. 

Carandiru está disponível na Netflix e Globoplay.

Leia também:

O Cangaceiro (1953)

Dirigida por Lima Barreto, essa obra é inspirada na figura de Lampião e retrata a vida dos cangaceiros no sertão nordestino.

Cena do filme O Cangaceiro
O Cangaceiro via Companhia Cinematográfica Vera Cruz/reprodução

A história acompanha Teodoro (Alberto Ruschel), do bando de cangaceiros de Galdino Ferreira, e sua paixão por Olívia (Marisa Prado), uma professora capturada pelo grupo.

Este foi o primeiro filme brasileiro a ganhar premiações internacionais, que incluem o Prêmio de Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes.

O Cangaceiro não está disponível em nenhum serviço de streaming atualmente, mas pode ser encontrado online em outras plataformas de vídeo.

Cabra Marcado Para Morrer (1984)

Este documentário, com direção e roteiro de Eduardo Coutinho, narra a história de João Pedro Teixeira, líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, que foi assassinado em 1962 por ordem de latifundiários. 

Cena do documentário Cabra Marcado para Morrer
Cabra Marcado para Morrer via Globoplay/reprodução

Os camponeses da região estavam atuando no filme, que começou a ser filmado em meados de 1964, mas teve sua produção interrompida pelo golpe militar. Anos depois, Coutinho retomou o projeto e o transformou em uma peça cinematográfica que mistura ficção e realidade.

O filme recebeu o Prêmio FIPRESCI no Festival de Berlim, o Golfinho de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Tróia, além do prêmio Hours Concours no Festival de Gramado.

Cabra Marcado para Morrer está disponível no Globoplay.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Dirigida por Daniel Ribeiro, essa obra cinematográfica brasileira acompanha Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego que está em processo de autodescoberta.

Cena do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho via Lacuna Filmes/reprodução

Enquanto lida com os pais superprotetores que lhe negam autonomia, Leonardo começa a questionar sua sexualidade depois de conhecer um colega de sala recém chegado. 

No Festival de Berlim, o filme recebeu o prêmio de Melhor Filme da mostra Panorama, assim como o Teddy Award para Melhor Filme com temática LGBT.

O filme também conquistou o prêmio de melhor filme na escolha do público no festival de cinema de Guadalajara, e recebeu prêmios em festivais dedicados a produções LGBTQIA+ em Honolulu, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Torino.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está disponível na Netflix e Prime Video.

Que Horas Ela Volta? (2015)

Dirigido por Anna Muylaert, o filme conta a história de Val (Regina Casé), mulher pernambucana que se mudou para São Paulo para trabalhar como empregada doméstica para uma família rica em busca de proporcionar melhores condições de vida para sua filha, Jéssica (Camila Márdila).

Cena do filme Que Horas Ela Volta?
Que Horas Ela Volta? via Pandora Filmes/reprodução

Tudo muda quando Jéssica decide que quer prestar vestibular na capital, questionando os papeis de classe impostos pela sociedade. 

O filme recebeu o Prêmio do Público de Melhor Ficção na Mostra Panorama de Berlim, o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Critics’ Choice Awards, além dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original no Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.

Que Horas Ela Volta? está disponível na Netflix.

O Pagador de Promessas (1962)

Baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, este filme dirigido por Anselmo Duarte conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar).

Cena do filme O Pagador de Promessas
O Pagador de Promessas via Cinedistri/reprodução

Após ter seu burro de estimação atingido por um raio, o homem decide ir a um terreiro de candomblé para fazer um apelo: se as divindades curarem o animal feriado, ele pagará uma promessa em troca.

Esta promessa consiste no seguinte: transportar por longas distâncias uma cruz de madeira, gigante e pesada, em suas costas. Ele deve transportá-la do interior da Bahia até à capital Salvador, mais especificamente até à Igreja de Santa Bárbara.

Além de ter sido o primeiro filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o título também se tornou o primeiro filme da América do Sul a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A obra também foi premiada nos festivais de Acapulco, Edimburgo e Brasília. 

O Pagador de Promessas está disponível no Globoplay e Prime Video.

O post Os 10 filmes nacionais mais premiados da história e onde assistir cada um online apareceu primeiro em Olhar Digital.

Ir para o conteúdo original: https://olhardigital.com.br/2025/04/28/cinema-e-streaming/os-10-filmes-nacionais-mais-premiados-da-historia-e-onde-assistir-cada-um-online/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *