A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou neste sábado (3) a Operação Rastreio, uma ofensiva permanente contra roubos, furtos, receptação e fraudes envolvendo aparelhos celulares em todo o estado.
Na primeira fase da operação, agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) desarticularam a maior quadrilha de comércio de celulares subtraídos do estado, com atuação concentrada na região da Uruguaiana, no Centro do Rio. Veja o vídeo:
Dezesseis integrantes do grupo foram presos, entre eles quatro lideranças que comandavam desde a receptação e desmontagem dos aparelhos até a logística de revenda no mercado paralelo. Parte dos criminosos também promovia cursos online para desbloqueio de celulares, ampliando a rede de atuação ilegal.
Segundo as investigações, a quadrilha mantinha um esquema sofisticado e estruturado, com um escritório equipado com softwares e ferramentas de última geração para desbloqueio dos dispositivos.
O grupo operava em “plantão” 24 horas por dia, com forte presença em áreas comerciais e em grandes eventos — como o show da cantora Lady Gaga, onde parte da quadrilha aguardava cúmplices que agiriam entre o público.
Além do comércio ilegal, os criminosos também são investigados por fraudes bancárias. De acordo com a polícia, os celulares roubados eram acessados para movimentações financeiras ilícitas em aplicativos das vítimas. Veja vídeo:
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 200 celulares, seis notebooks, máquinas de cartão e peças eletrônicas. Todo o material será submetido à perícia técnica para aprofundar as investigações sobre crimes cibernéticos e financeiros.
Ainda conforme a polícia, a quadrilha exercia controle territorial na Uruguaiana, impondo regras e intimidando até outros vendedores ilegais de celulares.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação contra roubos desmonta maior quadrilha de celulares do RJ no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil