A OpenAI está atualizando o Operator, seu agente de inteligência artificial capaz de navegar na internet e operar softwares em uma máquina virtual.
O sistema passará a utilizar o modelo o3, um dos mais recentes e avançados modelos de raciocínio da empresa, substituindo a versão anterior baseada no GPT-4o.
Segundo a OpenAI explicou em seu blog oficial, o o3 apresenta melhorias significativas em tarefas que exigem matemática e raciocínio lógico, além de contar com reforços de segurança, incluindo dados específicos para limitar decisões sensíveis e evitar abusos, como coleta de dados pessoais e instruções maliciosas (injeção de prompt).
OpenAI em igualdade com concorrentes
- Apesar das mudanças, a versão da API do Operator continuará usando o GPT-4o.
- A atualização coloca a OpenAI em linha com outras empresas que desenvolvem agentes de IA autônomos.
- O Google, por exemplo, lançou o Gemini e o Mariner, enquanto a Anthropic também avança em modelos capazes de executar ações em computadores.
Leia mais:
- OpenAI lança Codex, seu agente de codificação mais avançado até agora
- OpenAI lança GPT-4.1 no ChatGPT com foco em velocidade e codificação
- OpenAI lança hub de segurança e promete mais transparência sobre IA

A OpenAI destaca que, embora o novo o3 Operator herde as capacidades de codificação do modelo o3, ele não tem acesso direto a um terminal de programação. A segurança continua sendo gerida por uma abordagem multicamadas, similar à usada anteriormente.
ChatGPT entre as marcas mais valiosas do mundo
O chatbot da OpenAI estreou no ranking 100 das marcas mais valiosas do mundo elaborado pela consultoria Kantar. A ferramenta da OpenAI entrou na posição 60, com valor estimado de US$ 43,6 bilhões (R$ 246 bilhões, na conversão direta). Leia mais aqui.

O post OpenAI atualiza agente Operator com novo modelo de IA mais avançado apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital