Apesar da participação crescente de brasileiros no Open Finance, o entendimento da população sobre a principal vantagem do compartilhamento de informações entre instituições financeiras ainda precisa evoluir. É o que mostra o estudo “Meios de Pagamento”, realizado pela PineOn para a Zoop, a fintech do iFood que fornece tecnologia para pagamentos a instituições financeiras.
Segundo o levantamento, realizado com 1.228 entrevistados em março de 2025, 34% da amostra afirma conhecer ou conhecer muito sobre o Open Finance, mas apenas 27% entendem que o sistema compartilha dados entre instituições financeiras.
Além disso, 17% dos entrevistados admitem não saber nada sobre o Open Finance, enquanto 26% alegam ter pouco conhecimento sobre o tema.
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Entre os entrevistados que afirmam conhecer o sistema, menos da metade (44%) já autorizou o compartilhamento dos próprios dados com algum banco — uma queda de um ponto percentual em relação ao levantamento de maio de 2024.
Melhora na concorrência
Ainda assim, um dos maiores obstáculos para a adesão ao Open Finance está relacionado à percepção da população em relação às vantagens de participar do sistema.
Segundo o levantamento da Zoop, 36% de quem já participou do sistema afirma ter recebido mais opções de produtos e serviços financeiros como benefício, enquanto 35% apontam para a maior visibilidade das finanças como outra vantagem, seguidas de ofertas personalizadas (31%) e portabilidade rápida e automática (30%).
Curiosamente, os entrevistados pareceram não compreender que todos os benefícios citados fazem parte de um ganho coletivo: a melhoria no ambiente competitivo financeiro. O benefício menos percebido na pesquisa foi a competição saudável entre instituições, com apenas 22% de menções.
O Open Finance chegou ao país há pouco mais de 4 anos. O número de consentimentos cresceu 44% entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, passando de 43 milhões para 62 milhões.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no âmbito do compartilhamento de informações entre instituições, são realizadas mais de 2,3 bilhões de comunicações bem-sucedidas semanalmente.
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Fonte: InfoMoney