A Volkswagen vai investir R$ 3,3 bilhões para produzir a nova geração da Amarok na Argentina a partir de 2027. Será um grande salto para a picape média, lançada por aqui em 2010 e que praticamente pouco mudou desde então. O produto chegará à região com design criado no Brasil.
O projeto da nova Amarok, chamado “Patagonia”, vai usar uma estratégia semelhante à da Fiat, mas com os devidos cuidados para atender o público picapeiro do Brasil. Isso porque a Volkswagen vai aproveitar um produto já existente na China — como a Stelalntis fez com a Fiat Titano e Peugeot LandTrek.
No caso, a Amarok vai adotar a plataforma da Maxus T90, desenvolvida pela chinesa Saic Motors, que tem joint-venture com a VW.
A marca alemã, contudo, vai adotar um novo plano: o design da Amarok 2028 será criado no Brasil, sob chefia José Carlos Pavone, head de Design da Volkswagen e criador do Nivus e Tera, dentre outros produtos. Com isso, a Amarok não será uma simples cópia da picape chinesa, mas um carro completamente novo por dentro e por fora. As dimensões devem crescer, aproximando-se da Ford Ranger e superando a Toyota Hilux em comprimento e entre-eixos.
O motor 3.0 V6 deverá ser mantido, mas a VW deverá apostar também em versões híbridas. A geração atual da Amarok seguirá em produção na planta em General Pacheco, Argentina, até a chegada do novo modelo. Ao longo dos últimos 15 anos, a Volks fabricou mais de 770 mil picapes na unidade.
“A Argentina tem sido peça chave na estratégia regional da Volkswagen, e este investimento reforça nossa confiança em suas capacidades industriais. A nova picape estabelecerá um novo marco no segmento, combinando desempenho, inovação e sustentabilidade”, acrescenta Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na Região América do Sul.
A expectativa é que a nova Amarok seja maior que a geração atual. A Maxus T90, modelo que servirá de referência, possui 5,37 metros de comprimento, 3,16 metros de entre-eixos, 1,90 metros de largura e 1,85 metros de altura.
Essas dimensões a tornam maior que uma Toyota Hilux e próxima da Ford Ranger, o que pode indicar uma picape com mais espaço interno e capacidade de carga aprimorada. A picape chinesa possui uma versão elétrica, mas esse tipo de motorização está descartado.
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Fonte: CNN Brasil