Home / Tecnologia / Número de usuários diários de agentes de IA da Microsoft mais que dobra em um ano

Número de usuários diários de agentes de IA da Microsoft mais que dobra em um ano

A Microsoft destacou o avanço dos agentes de inteligência artificial (IA) como uma das principais tendências para 2025. No evento Build, na segunda-feira, 19, Kevin Scott, CTO e VP de IA, anunciou que o número de usuários diários desses agentes dobrou desde a conferência do ano passado.

Segundo Scott, os agentes de IA da Microsoft são sistemas autônomos. Eles realizam tarefas que humanos delegam, atuando como assistentes digitais. Embora ainda estejam no começo e tenham dificuldades com raciocínio complexo, esperamos que fiquem mais eficientes e acessíveis em breve.

No evento, o CEO Satya Nadella compartilhou atualizações e parcerias. Ele falou sobre a expansão do “agentic web”, uma rede de agentes de IA integrados e escaláveis, focada na plataforma Microsoft Azure.

Um dos destaques foi o lançamento do Azure SRE Agent, uma ferramenta de IA projetada para engenharia de confiabilidade de sites, que será incorporada ao GitHub Copilot. Esse agente atua como um “colega programador”, permitindo que desenvolvedores deleguem tarefas como correção de bugs, implementação de novos recursos e manutenção de código, otimizando o fluxo de trabalho e aumentando a produtividade.

“Este é o próximo grande avanço: um agente de programação completo, incorporado ao GitHub, que transforma o Copilot de um programador assistente para um colaborador”, afirmou Nadella.

A participação virtual de CEOs de grandes empresas do setor, como Sam Altman (OpenAI), Elon Musk (Tesla) e Jensen Huang (Nvidia), reforçou a importância do tema.

Altman destacou a chegada do Codex, agente de IA da OpenAI que automatiza tarefas de programação, descrevendo-o como uma revolução no desenvolvimento de software.

Segundo Altman, o ganho de produtividade com agentes de IA é expressivo, com usuários que adotaram o Codex internamente mudando seus fluxos de trabalho e aumentando significativamente sua capacidade de entrega.

Integração com modelos de IA

A Microsoft também anunciou mais modelos de IA no Azure. Agora, as versões Grok 3 e Grok 3 Mini, da xAI, startup de Elon Musk, estão integradas.

A empresa confirmou ainda o lançamento do “Copilot Tuning”, que permite criar agentes personalizados com base nos dados de uma organização, tornando esses assistentes capazes de pensar e agir como a própria empresa.

Na conclusão da conferência, Nadella afirmou que o objetivo é aplicar a IA em toda a cadeia de desenvolvimento de software e produtos ligados à “agentic web”, citando exemplos concretos de impacto social, como um pai que acelerou o diagnóstico de uma doença rara no filho e uma startup que criou um app para incentivar hábitos saudáveis. “Tudo isso é sobre criar oportunidades para impulsionar a sua ambição”, concluiu o CEO da Microsoft.

Fonte: Exame

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *