Novas negociações entre representantes iranianos e norte-americanos para resolver disputas sobre o programa nuclear de Teerã terminaram em Omã neste domingo (11), com novas conversas sendo planejadas, disseram autoridades, enquanto Teerã insiste publicamente em continuar o enriquecimento de urânio.
Embora Irã e EUA tenham dito que preferem a diplomacia para resolver a disputa nuclear de décadas, os negociadores precisarão contornar várias linhas vermelhas para chegar a um novo acordo nuclear e evitar futuras ações militares.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, e o enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, realizaram a quarta rodada de negociações em Muscat por meio de mediadores de Omã, apesar de Washington ter assumido uma posição dura em público que, segundo autoridades iranianas, não ajudaria nas negociações.
Araqchi disse que as negociações foram “mais sérias e mais diretas em comparação às três rodadas anteriores”.
“Agora nos entendemos melhor e esperamos progredir ainda mais… O enriquecimento de urânio do Irã deve continuar, embora seu escopo e nível possam mudar”, disse Araqchi à TV estatal.
Discussões de 3 horas
Um alto funcionário do governo Trump disse que as discussões “diretas e indiretas” deste domingo duraram mais de três horas.
“Estamos encorajados pelo resultado de hoje e ansiosos pela nossa próxima reunião, que acontecerá em breve”, disse a autoridade.
Na quinta-feira, Witkoff disse ao Breitbart News: “sem enriquecimento; isso significa desmantelamento, sem armamento”. Ele exigiu o desmantelamento completo das instalações nucleares do Irã em Natanz, Fordow e Isfahan.
O ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, disse em uma publicação no X que as conversas entre Irã e EUA incluíram ideias “úteis e originais”, refletindo um desejo compartilhado de chegar a um acordo “honroso”.
A próxima rodada de negociações será realizada depois que ambas as partes consultarem suas lideranças, disse ele.
The post Negociações entre Irã e EUA sobre programa nuclear terminam em Omã appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney