Com expectativa de reunir cerca de 1,6 milhão de pessoas na praia de Copacabana, o show gratuito da cantora Lady Gaga, marcado para o próximo sábado (3), terá um esquema especial de segurança e prevenção liderado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A operação envolve 400 agentes e será realizada por terra, ar e mar.
Entre as inovações, a corporação exibirá um vídeo educativo antes do início da apresentação, com orientações de segurança para o público. A principal delas: evitar o banho de mar à noite. Em 2024, durante o show da Madonna, os bombeiros registraram 30 casos de afogamento.
Além disso, um drone com alto-falante sobrevoará a orla e emitirá alertas sonoros para reforçar os avisos.
“Entrar no mar à noite é extremamente perigoso. A recomendação é que as pessoas fiquem na areia”, afirmou o major Fábio Contreiras, porta-voz da corporação.
Segundo ele, 12 postos de guarda-vidas estarão ativados antes, durante e depois do show. No mar, motos aquáticas com médicos embarcados farão o primeiro atendimento em casos mais graves.
Já uma autolancha, vinda do Grupamento Marítimo de Botafogo, ficará posicionada para combater eventuais incêndios em embarcações próximas ao evento.
Na areia, equipes de resgate com ambulâncias, viaturas de combate a incêndio e quadriciclos estarão distribuídas entre a Avenida Princesa Isabel e o Forte de Copacabana.
Três pontos de apoio fixos estarão montados nas imediações do palco para atender rapidamente qualquer tipo de ocorrência. Agentes também vão circular entre o público para detectar pessoas que passem mal ou estejam desorientadas.
No ar, um helicóptero ficará de prontidão para emergências graves e será acionado em caso de necessidade. A aeronave também atuará no transporte rápido de vítimas em estado mais crítico.
Além do alerta sobre o mar, o vídeo educativo exibido antes do show orienta o público a se hidratar durante o dia, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e proteger os pés com calçado fechado, para evitar acidentes com objetos cortantes na areia.
A corporação também recomenda que responsáveis identifiquem crianças com pulseiras contendo nome e telefone para facilitar o reencontro em caso de separação.
A mobilização dos bombeiros integra um esforço coordenado para garantir que o público possa curtir o evento com segurança. “É uma grande operação e contamos com a colaboração da população. Informação salva vidas”, reforçou Contreiras.
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Nada de entrar no mar”: vídeo dos bombeiros orienta fãs de Lady Gaga no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/nada-de-entrar-no-mar-video-dos-bombeiros-orienta-fas-de-lady-gaga/