Tobi Lütke, CEO da Shopify, redefiniu as regras de crescimento interno da empresa. Agora, antes de pedir por mais contratações, as equipes precisam provar que a IA não consegue realizar determinada tarefa.
O objetivo é enxugar processos, estimular inovação e colocar os profissionais em posições onde possam fazer a diferença humana — o que nenhuma máquina consegue replicar.
A política foi comunicada em um memorando interno, obtido pelo Business Insider, no qual Lütke incentiva os times a imaginar como seriam suas operações se agentes autônomos de IA já fizessem parte da equipe.
Para ele, o trabalho humano só será valorizado se agregar o que a tecnologia não entrega — intuição, criatividade, julgamento contextual, empatia. Ele acredita que a inteligência artificial já pode lidar com boa parte das tarefas operacionais. Se a função de um profissional é replicável por IA, ela está ameaçada.
Um tendência crescente no mercado
A estratégia da Shopify traduz uma tendência crescente no mercado global: a valorização de quem domina a inteligência artificial, mas sabe ir além.
Ao exigir esse novo filtro para contratações, a empresa fortalece uma cultura de alta performance e reinvenção constante — onde os profissionais devem não só conhecer IA, mas usá-la como aliada estratégica.
Para quem está no mercado, o recado é claro: saber fazer algo que a IA não faz não basta. É preciso provar que sua inteligência, criatividade e visão estratégica valem mais do que qualquer automação. Em tempos de reestruturações cada vez mais tecnológicas, essa pode ser a chave para continuar crescendo profissionalmente.
Domine a inteligência artificial e impulsione sua carreira
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
Inscreva-se agora e transforme sua empresa com as tecnologias que estão moldando o futuro
Fonte: Exame