O avanço da dengue continua sendo observado na cidade de São Paulo. Segundo a prefeitura, já são 14 mortes somente em 2025. A situação se reflete na quantidade de bairros em situação de epidemia, que passou de 39 para 45 em apenas uma semana. Entre eles está o Itaim Bibi, na Zona Oeste.
Desde o início do ano, a capital já contabiliza mais de 46 mil casos da doença. Até a última segunda-feira (19), foram registrados 3.693 casos, 143 a mais do que na semana anterior.
Na Zona Sul, o bairro Jardim Ângela continua sendo o bairro com o maior número de casos desde o começo do ano, mantendo índices considerados alarmantes.
A classificação de epidemia é dada quando há mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, além do Jardim Ângela, outros 44 bairros enfrentam esse cenário. Seis deles entraram na lista na última semana:
- Zona Norte: Anhanguera, Vila Guilherme.
- Zona Leste: Jardim Helena, Iguatemi.
- Zona Oeste: Itaim Bibi.
- Zona Sul: Socorro.
A faixa etária que apresenta o maior número de mortes é a de 20 a 34 anos, com cinco óbitos. Também foram registradas duas mortes na faixa de 10 a 14 anos.
Vacina contra dengue
A vacina Qdenga, utilizada no Brasil, está aprovada para pessoas de 4 a 60 anos. No SUS, a imunização é prioritária para jovens de 10 a 14 anos, em municípios com alta transmissão da doença e predominância do sorotipo DENV-2. Qualquer pessoa pode ser vacinada, independentemente de já ter sido infectada pelo vírus ou não.
Mesmo com a vacina contra a dengue disponível pelo SUS, a adesão ainda é considerada baixa. A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses.
O início da campanha de vacinação foi em abril de 2024 e, até agora, 54,95% das crianças receberam a primeira dose, enquanto apenas 27,84% completaram o esquema vacinal.
Leia também: Vacina da dengue: quem pode tomar e quais planos de saúde cobrem?
Em fevereiro de 2025, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica permitindo a ampliação temporária do público-alvo. Segundo a orientação:
- Doses com até dois meses para o vencimento podem ser enviadas para novos municípios ou aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos.
- Doses com um mês de validade restante podem ser administradas em pessoas de 4 a 59 anos, conforme especificado na bula da vacina.
O imunizante não é indicado para gestantes, lactantes, pessoas com alergia a seus componentes ou indivíduos imunossuprimidos.
Cuidados
- Mantenha as caixas d’água sempre tampadas.
- Elimine recipientes com água parada.
- Lave ou retire potes e objetos acumuladores de água semanalmente.
- Coloque areia nos pratos de vasos de plantas.
The post Mortes por dengue sobem para 14 na capital paulista; 45 bairros enfrentam epidemia appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney