Home / Política / Moraes será relator de ação de Hugo Motta para travar processo contra Ramagem

Moraes será relator de ação de Hugo Motta para travar processo contra Ramagem

9 de julho de 2025 - 03:51Ministro do STF Alexandre de Moraes
27/11/2024
REUTERS/Adriano Machado

" data-medium-file="https://i1.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-25T210522Z_1_LYNXNPEL1O0SA_RTROPTP_4_BRAZIL-BOLSONARO.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2025-02-25T210522Z_1_LYNXNPEL1O0SA_RTROPTP_4_BRAZIL-BOLSONARO.jpg?fit=1280%2C853&quality=70&strip=all">

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação apresentada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que busca suspender completamente a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

A ação, protocolada por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), foi distribuída a Moraes por prevenção, um procedimento que encaminha o caso a um ministro que já conduz outro processo relacionado — no caso, a investigação da trama golpista, na qual Ramagem é réu.

Disputa entre Câmara e STF

No início de maio, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou uma resolução suspendendo integralmente o processo contra Ramagem, que é acusado de cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. No entanto, o STF decidiu manter o andamento da ação para três desses crimes, pois entendeu que apenas dois teriam sido cometidos após a diplomação de Ramagem como deputado, contrariando a decisão da Casa Legislativa.

Na ADPF, Hugo Motta alega que o Supremo, ao limitar a suspensão do processo, “representa violação direta e frontal aos preceitos fundamentais da separação de Poderes e da imunidade parlamentar formal”. Segundo o documento, a decisão do STF “esvazia o papel do Poder Legislativo na contenção de eventuais abusos no exercício da persecução penal contra seus membros”.

Próximos passos

O processo será analisado separadamente da investigação da trama golpista, apesar de estar relacionado ao mesmo contexto. Caso a ADPF não seja arquivada, será julgada pelo Plenário do STF. Moraes, como relator, deverá avaliar se a ação é admissível e se a decisão da Câmara sobre Ramagem deve ser preservada.

The post Moraes será relator de ação de Hugo Motta para travar processo contra Ramagem appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *