A jornalista e escritora Míriam Leitão foi eleita para ocupar a cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL).
A eleição ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), para preencher a vaga que pertencia ao cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano.
Míriam foi eleita com 20 votos de um total de 37. Contra ela, concorreram os seguintes nomes: Cristovam Buarque, Tom Farias, Ruy da Penha Lôbo, Antônio Hélio da Silva, Rodrigo Cabrera Gonzales, Daniel Henrique Pereira, Angelos D’Arachosia, José Gildo Pereira Borges, Tamara Ribeiro de Oliveira, Martinho Ramalho de Melo, Chislene de Carvalho, Edir Meirelles, Claudenilson Fernandes de Jesus, Ivan Luís Vieira Piffer e Marcia Camargos.
A jornalista e escritora tem 16 livros publicados em diversos gêneros, como ficção, crônica, romance e literatura infantil. Entre suas obras de maior destaque, estão “Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda” (2012), vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Reportagem e Livro do Ano de Não Ficção, e “Amazônia na encruzilhada: o poder da destruição e o tempo das possibilidades” (2023), que venceu o Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato de 2024.
Em mais de cinco décadas de carreira, Míriam já passou por diversos veículos de imprensa e, atualmente, é colunista do jornal O Globo, comentarista do Bom Dia Brasil, Globonews, CBN e âncora do programa de entrevistas Miriam Leitão Globonews.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Míriam Leitão é eleita para ocupar cadeira na Academia Brasileira de Letras no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/miriam-leitao-e-eleita-para-ocupar-cadeira-na-academia-brasileira-de-letras/