Home / Política / Ministro da Agricultura prevê retomada de exportação de frango para China em 60 dias

Ministro da Agricultura prevê retomada de exportação de frango para China em 60 dias

Ministro da Agricultura prevê retomada de exportação de frango para China em 60 dias

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (15) que espera retomar as exportações de carne de frango e ovos para a China em até 60 dias. Em entrevista à CNN, Fávaro destacou que o governo brasileiro está adotando medidas rigorosas para conter o surto de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) identificado em uma granja comercial em Montenegro (RS).

Segundo o ministro, o estado de emergência zoossanitária decretado pelo governo tem duração de 60 dias, mas o foco inicial do surto deve ser controlado em cerca de 28 dias. “Se conseguirmos eliminar o foco e rastrear a produção de forma eficiente, acreditamos que seja possível restabelecer o fluxo normal de exportações com a China antes desse prazo”, explicou Fávaro.

Impacto econômico e medidas de controle

A suspensão temporária das exportações para a China deve gerar um prejuízo de mais de US$ 100 milhões por mês ao Brasil. Em 2024, o país exportou US$ 1,288 bilhão em carnes e miudezas de aves para o mercado chinês. O ministro destacou que, enquanto o embargo chinês é nacional, outros países como Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita restringiram apenas produtos provenientes do Rio Grande do Sul.

Para conter o avanço da gripe aviária, todos os aviários em um raio de 10 quilômetros da granja afetada serão fiscalizados, e os ovos já distribuídos estão sendo rastreados e inutilizados. Fávaro reforçou que as cargas de carne de frango que já estão em trânsito ou aguardando liberação nos portos não serão impactadas.

Risco para humanos é baixo, afirma ministério

O Ministério da Agricultura esclareceu que o consumo de carne de frango e ovos não apresenta risco para a saúde humana. A transmissão do vírus da influenza aviária ocorre apenas em situações de contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas. “Não há prejuízo comercial para as cargas que estavam sendo produzidas e exportadas até ontem”, garantiu o ministro.

Fávaro também destacou que o Brasil mantém mais de 200 parceiros comerciais para a exportação de carne de frango, o que minimiza os impactos econômicos da suspensão temporária imposta pela China. O país segue negociando a reabertura do mercado chinês com base na transparência e no cumprimento de protocolos sanitários rigorosos.

The post Ministro da Agricultura prevê retomada de exportação de frango para China em 60 dias appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *