Mais uma onda demissões vem aí. Desta vez, a Microsoft planeja desligar cerca de nove mil funcionários, o que representaria cerca de 4% de sua força de trabalho global, de acordo com um relatório divulgado pela CNBC.
A decisão contrasta com os resultados financeiros da empresa. A big tech é uma das companhias mais valiosas do mundo e continua faturando alto. Para se ter uma ideia, o lucro líquido este ano aumentou em 18% em relação a 2024, totalizando impressionantes US$ 25,8 bilhões.

Esta será a quarta rodada de demissões na empresa
A justificativa da Microsoft é que os cortes de empregos são necessários pensando no futuro da empresa. O objetivo é reduzir as camadas de gerenciamento da companhia, seguindo o exemplo de concorrentes como Amazon e Meta.
Não foram divulgadas maiores informações sobre a nova onda de demissões. Isso significa dizer que não sabemos ao certo qual será a data dos desligamentos, além de quais áreas serão mais afetadas ou os países onde os cortes serão mais agressivos.

Lembrando que a big tech comandada por Satya Nadella já promoveu três rodadas de demissões neste ano. Em janeiro, cortou cerca de 1% de seus funcionários. Em maio, os desligamentos atingiram 6.500 empregos, o que representava cerca de 3% de sua força de trabalho global. Já em junho, mais 300 profissionais foram demitidos.
Leia mais
- Trilhões em IA e demissões em massa: a corrida tech em números
- Salesforce: IA já faz 50% do trabalho da empresa
- Intel encerra divisão automotiva e amplia demissões em reestruturação global

Setor de tecnologia continua demitindo
- De acordo com o rastreador independente de demissões Layoffs.fyi, foram quase 64 mil funcionários demitidos pelas principais empresas do setor de tecnologia apenas neste ano.
- Em 2024, os layoffs atingiram 150 mil funcionários.
- Até agora, abril contabiliza o maior número de demissões em um único mês, com 24.500 pessoas desligadas.
- Os argumentos para justificar as demissões variam, mas estão todos de alguma forma ligados à adoção de ferramentas de inteligência artificial e à automação de processos.
O post Microsoft vai demitir mais 9 mil funcionários apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital