Home / Mundo / Meteoro? O que foi a bola de fogo no céu de Minas à Bahia — e qual a relação com Musk

Meteoro? O que foi a bola de fogo no céu de Minas à Bahia — e qual a relação com Musk

Meteoro? O que foi a bola de fogo no céu de Minas à Bahia — e qual a relação com Musk

A travessia de um objeto brilhante nos céus surpreendeu habitantes de cidades nas regiões do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia na noite da última quarta-feira (14). O fenômeno foi caracterizado pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) como reentrada de lixo espacial na órbita terrestre, mais especificamente um estágio, isto é, um pedaço do foguete Falcon 9, da Starlink, a companhia espacial do bilionário Elon Musk.

As imagens coletadas mostram que o objeto foi inicialmente detectado em Brasília às 18h24 (horário local) e desapareceu no céu da Bahia às 18h28, percorrendo cerca de 1.500 km a uma velocidade entre 6 e 7 km/s, compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, cuja velocidade é considerada lenta, além do rastro persistente, características que descartaram a possibilidade de se tratar de um meteoro comum, segundo a BRAMON.

Leia mais: Há 100 anos, Albert Einstein chegava ao Brasil em visita científica

Com base na análise feita pela organização científica, o corpo mais compatível com a trajetória observada é o estágio de um foguete Falcon 9 da SpaceX, registrado como NORAD 40108, que foi lançado em 5 de agosto de 2014, durante a missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, destinado a fornecer serviços de comunicação para a região Ásia-Pacífico. Após completar sua missão, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial, e sua trajetória foi se deteriorando até culminar na reentrada atmosférica observada na última quarta (15).

Para aumentar a precisão da identificação, a BRAMON consultou também os engenheiros Jonathan McDowell e por Joseph Remis, especialistas em cálculos orbitais, que confirmaram a origem do objeto.

The post Meteoro? O que foi a bola de fogo no céu de Minas à Bahia — e qual a relação com Musk appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *