Home / Saúde / Medicamentos para HIV podem prevenir Alzheimer, sugere pesquisa

Medicamentos para HIV podem prevenir Alzheimer, sugere pesquisa

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Virgínia (nos Estados Unidos) solicitaram ensaios clínicos para comprovar se os medicamentos utilizados para o HIV podem prevenir o desenvolvimento de Alzheimer.

Isso porque, segundo análises prévias, pacientes que fazem uso da medicação tem uma chance ‘substancialmente’ pequena de adquirir a demência. Você pode ler a pesquisa na íntegra clicando aqui.

Para quem tem pressa:

  • O cientista Jayakrishna Ambati e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Virgínia criaram uma linha de pesquisa para estudar como medicamentos usados para HIV podem auxiliar na prevenção do Alzheimer;
  • Os pesquisadores estudaram o efeito dos medicamentos ITRNs no organismo de vários pacientes de planos de saúde e identificaram que alguns fármacos podem abaixar as chances do desenvolvimento de Alzheimer em até 13% ao ano.

Chamados de ITRNs (Inibidores da Transcriptase Reversa Nucleosídeos), esses medicamentos agem de maneira a impedir que o HIV possa se multiplicar no corpo; estacionando o trabalho do agente etiológico.

Medicamentos para HIV podem prevenir Alzheimer, sugere pesquisa
Jayakrishna Ambati é o principal nome por trás da pesquisa (Divulgação: NewsRoom da Universidade de Virgínia/Departamento de Saúde)

Segundo Jayakrishna Ambati, diretor e fundador do Centro de Ciência Avançada da Visão da Universidade de Virgínia, é estimado que “mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo desenvolvem a doença de Alzheimer anualmente.

Considerando que a causa exata e um tratamento 100% efetivo ainda não existem para o Alzheimer, submeter a pesquisa para um ensaio clínico é de grande importância para comprovar as chances de sucesso.

Para desenvolver essa linha de pesquisa, Ambati e sua equipe de cientistas examinaram grandes bancos de dados que contém informações sobre planos de saúde de cidadãos estadunidenses. Nisso, examinaram o risco de desenvolvimento do Alzheimer nos pacientes que já recebiam esse tipo de medicamento.

Leia mais:

No primeiro banco de dados consultado, viram que a chance de desenvolver a demência caiu em 6%. No segundo banco, a estimativa de ter Alzheimer teve uma queda anual de 13%.

Ambati elucida que os resultados encontrados “sugerem que tomar esses medicamentos pode prevenir aproximadamente 1 milhão de novos casos de doença de Alzheimer todos os anos”.

O post Medicamentos para HIV podem prevenir Alzheimer, sugere pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: Olhar Digital

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *