Home / Política / Mauro Vieira nega mal-estar diplomático após caso envolvendo TikTok

Mauro Vieira nega mal-estar diplomático após caso envolvendo TikTok

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, negou nesta terça-feira (20) haver um “mal-estar” diplomático com o governo chinês após declarações da primeira-dama, Rosângela da Silva, em um jantar da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping.

O tema, segundo ele, foi abordado a partir de uma preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o impacto da plataforma no utilização de crianças em redes sociais.

“Foi o presidente [Lula] que levantou, no jantar, o tema. Não houve nenhum mal-estar no jantar, apenas quis se levantar esse tema e muitos outros. Esse foi um momento pequeno”, disse o chanceler após participar, nesta manhã, de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Na reunião com os senadores, Vieira também negou haver um convite para que autoridades chinesas venham ao Brasil para tratar dos efeitos do algoritmo do TikTok. O chanceler afirmou que foi Lula quem fez menção ao TikTok no jantar e que o chefe do Executivo teria pedido no momento “auxílio” à primeira-dama.

“O que houve foi o seguinte: o tema foi levantado pela preocupação do presidente com a questão dos desafios envolvendo inclusive crianças, como uma menina daqui de Brasília que faleceu recentemente, – terrível –, e outros tipos de notícias envolvendo pornografia infantil e etc. Foi essa a preocupação”, afirmou em entrevista a jornalistas depois da audiência.

De acordo com Mauro Vieira, o governo brasileiro está aberto a tratar sobre os efeitos do TikTok, se a empresa responsável pela plataforma buscar diálogo.

“Depois, se a empresa procurar e se estiver em contato com a embaixada, nós conversaremos sobre todos os assuntos. Eles inclusive manifestaram que podem conversar com a embaixada, portanto, nós veremos isso”, declarou.

Na semana passada, o presidente Lula defendeu o apelo de Janja a Xi Jinping sobre os efeitos e a necessidade de regulação do TikTok. Como a CNN mostrou, o presidente se irritou com o vazamento das declarações feitas no jantar.

Em discurso na segunda-feira (19), Janja declarou que, mesmo não sendo parte do protocolo previsto, não irá se calar se tiver a oportunidade de falar sobre o assunto. “Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mauro Vieira nega mal-estar diplomático após caso envolvendo TikTok no site CNN Brasil.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *