Home / Política / Marinho diz que país está pronto para jornada de 40 horas semanais

Marinho diz que país está pronto para jornada de 40 horas semanais

Marinho diz que país está pronto para jornada de 40 horas semanais

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira (30) que o Brasil está “plenamente preparado” para adotar uma jornada máxima de trabalho de 40 horas semanais, em vez das atuais 44 horas previstas na Constituição. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov, às vésperas do feriado do Dia do Trabalhador.

Marinho afirmou que há pouca resistência do empresariado à proposta e que a mudança é mais viável politicamente do que o fim da escala 6×1, que atualmente obriga o trabalhador a cumprir seis dias de trabalho para cada um de descanso.

“Eu não vejo resistência do empresariado em reduzir a jornada máxima. Acho que o país está preparado para isso”, disse o ministro.

No Congresso, o tema é debatido por meio de uma PEC, protocolada em fevereiro pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) e apoiada por congressistas da base do governo. A proposta prevê a substituição da escala 6×1 por uma jornada de quatro dias de trabalho e três de descanso (4×3), com carga semanal de até 36 horas, respeitando o limite de 8 horas diárias.

A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para uma comissão especial e posterior votação em plenário. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que o Planalto vê o tema com “simpatia” e que trabalha para articular apoio à proposta. “É um debate suprapartidário e relevante para os trabalhadores”, disse.

Projeções e impactos

Segundo Marinho, qualquer avanço dependerá de diálogo com o Congresso e de atenção ao equilíbrio econômico. “O ambiente de debate não é com o governo, é com o Congresso Nacional. Mas acredito, sinceramente, que é plenamente possível falar na redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais”, afirmou.

Apesar de indicar que a redução da jornada para 40 horas seria mais viável no curto prazo, o ministro defendeu que o debate sobre o fim da escala 6×1 continue.

“É o turno mais cruel para os trabalhadores, em especial para as trabalhadoras. Ter um dia só de folga na semana sacrifica demais as mães. Portanto, é uma necessidade de debate”, disse.

Hoje, a jornada semanal de 44 horas foi definida pela Constituição de 1988, e a mudança exigiria emenda constitucional, o que demanda o apoio de pelo menos 308 deputados e 49 senadores, em dois turnos de votação em cada Casa.

The post Marinho diz que país está pronto para jornada de 40 horas semanais appeared first on InfoMoney.

Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/politica/marinho-diz-que-pais-esta-pronto-para-jornada-de-40-horas-semanais/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *