Você já deve ter passado pela seguinte situação: estar assistindo um vídeo no YouTube quando, em um momento completamente aleatório, surge um anúncio. A plataforma vai mudar isso… mas deve piorar ainda mais a vida dos usuários.
Agora, o YouTube vai usar a inteligência artificial do Google, o Gemini, para inserir as propagandas nos momentos mais emocionantes do vídeo. A mudança beneficia os anunciantes, mas deve irritar usuários (imagina se deparar com um anúncio bem na melhor parte do conteúdo?).

YouTube vai inserir anúncios analisados pelo Gemini
A mudança foi anunciada na apresentação Upfront do YouTube, que aconteceu na quarta-feira (14) em Nova Iorque.
O novo formato de anúncios é chamado “Peak Points” (pontos de pico, em tradução literal). Ele usa o Gemini para analisar vídeos presentes na plataforma e identificar quais momentos têm maior envolvimento emocional por parte do espectador, ou quais são mais impactantes emocionalmente. Então, sugere colocar um anúncio logo depois deles.
A tática do Google é capturar a atenção dos usuários bem quando eles estão mais envolvidos no conteúdo. Como lembrou o TechCrunch, essa técnica é chamada de segmentação baseada em emoções, no qual os anunciantes veiculam propagandas alinhadas com as emoções presentes no vídeo. A expectativa é que, por estarem envolvidos com o conteúdo, os espectadores se lembrem melhor dos anúncios.
O Peak Points beneficia os anunciantes, mas, na prática, deve frustrar os usuários.

Assistir e comprar ao mesmo tempo
Ainda durante a apresentação Upfront, os executivos do YouTube anunciaram um novo formato de anúncio focado nas TVs conectadas:
- A novidade vai permitir que anunciantes exibam os produtos presentes nos anúncios do lado direito da TV. Ou seja, enquanto o usuário assiste, pode comprar o que está vendo;
- E não só o produto do anúncio em si: haverá um catálogo completo da marca. Caso o usuário clique em um item, basta escanear o QR code que aparece na tela, que leva diretamente para o link de compra;
- Também é possível enviar o link para outros dispositivos ou selecionar mais de um item para comprar de uma só vez;
- A mudança é estratégica, já que muitos espectadores assistem os vídeos da plataforma em TVs grandes enquanto usam o celular.
O post Mais anúncios! YouTube terá mudança que deve irritar usuários apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital