O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, sabia das discussões sobre descontos em aposentadorias há cerca de quase dois anos. O tema foi tratado em uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social em junho de 2023, de acordo com atas públicas.
O tema foi levantado por Tonia Galleti, Coordenadora do Departamento Jurídico do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, relatou que havia solicitado a inclusão da discussão sobre os Acordos de Cooperação Técnica das entidades que possuiam desconto de mensalidade junto ao INSS na pauta de reunião, a queal não foi aprovada, uma vez que a pauta já estava elaborada.
Galleti teria reforçado a solicitação, por causa das inúmeras denúncias feitas e pediu que fossem apresentadas a quantidade de entidades que possuiam acordos com o INSS, a curva de crescimento dos associados nos últimos 12 meses e uma proposta de regulamentação que trouxesse maior segurança aos trabalhadores, ao INSS e aos órgãos de controle.
Lupi, por sua vez, registrou na ocasião que a solicitação era relevante, porém não tinha condições de fazê-la de imediato, por ser necessário realizar um levatamento mais preciso e pediu que o tema fosse pautado numa reunião adiante.
A CNN entrou em contato com o ministério e aguarda retorno.
Em atualização
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lupi foi alertado sobre fraudes no INSS, dizem atas no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lupi-foi-alertado-sobre-fraudes-no-inss-dizem-atas/