O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já havia sido informado há mais de um ano sobre o crescimento de denúncias de fraude nos descontos dos benefícios de pensão e aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Isso é o que mostra uma ata de uma reunião entre o Conselho Nacional da Previdência Social de junho de 2023 com representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). A representante da entidade, Tonia Galleti teria levado ao problema ao ministro, que levou mais de um ano para tomar providencias, como noticiado pela TV Globo.
Galleti havia pedido a inclusão do tema na pauta daquela reunião, mas a solicitação não foi aprovada porque os temas já tinham sido definidos previamente. Diante disso, ela teria reforçado para que a discussão fosse incluída na próxima reunião.
O caso está sendo investigado pela Controladoria-Geral da União com a Polícia Federal, numa operação iniciada na última quarta-feira (23), que prevê um rombo de R$ 6,3 bilhões.
O episódio levou à demissão o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, na última quarta-feira.
Leia Mais: INSS devolverá em maio descontos ilegais de aposentadorias feitos em abril
Para entender o caso
Na última quarta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Desconto para apurar um esquema que teria causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões em descontos associativos não autorizados por aposentados e pensionistas.
Na sexta-feira, o INSS divulgou uma lista das entidades que estão sendo investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Estão entre as investigadas as seguintes entidades: Contag; Sindnapi; Ambec; Conafer; AAPB; AAPPS Universo; Unaspub; APDAP PREV (antiga Acolher); ABCB/Amar Brasil; CAAP, e AAPEN (antiga ABSP).
The post Lupi foi alertado sobre descontos irregulares no INSS em 2023, mostra ata de reunião appeared first on InfoMoney.
Ir para o conteúdo original: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/lupi-foi-alertado-sobre-descontos-irregulares-no-inss-em-2023-mostra-ata-de-reuniao/