Home / Política / “Lula tá com medo de quê?”: Zema cobra demissão de Lupi por fraude no INSS

“Lula tá com medo de quê?”: Zema cobra demissão de Lupi por fraude no INSS

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou nesta quinta-feira (1º), estar de “luto” pelos trabalhadores vítimas de um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Zema também cobrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demita o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

“Hoje era para o Brasil estar celebrando o Dia do Trabalhador, mas, na verdade, está de luto, porque quem trabalhou a vida inteira foi roubado. Foram R$ 6 bilhões da sua aposentadoria. Sabe para quê? Para comprar joia, para comprar obra de arte, para comprar carrão tipo Porsche e Ferrari”, afirmou em vídeo postado nas redes sociais.

Zema aproveitou o vídeo para criticar a postura do presidente em relação a Lupi.

“O que o Lula fez até agora? Nada. O Lupi continua ministro da Previdência. Como é que o Lula não demite um ministro que deixa roubar os aposentados? O Lula tá com medo de quê? Que as investigações cheguem a mais companheiros dele? Eu não me calo”, disse.

Na gravação, o governador mineiro aparece utilizando uma camiseta escrita “1 de Maio de luto”. Ele também alterou sua foto de perfil para um símbolo de luto branco em um fundo preto.

Na terça-feira (29), o ministro, em audiência na Comissão de Previdência da Câmara, disse que não tinha “noção exata de tantas coisas erradas” que vinham acontecendo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Lupi fez questão de ressaltar que a apuração das irregularidades começou no atual governo e que é contra o INSS intermediar as relações entre associações e aposentados.

Apesar de ser aconselhado a afastar o ministro, Lula tem sinalizado que não há hoje elementos que justifiquem a saída de Lupi.

O critério do presidente para afastamentos, dizem auxiliares presidenciais, segue o mesmo: o surgimento de elementos graves ou a apresentação de denúncia formal pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além da questão jurídica, a permanência de Lupi também passa por um dilema político. O ministro é presidente honorário do PDT, partido que apoiou Lula no segundo turno de 2022.

Em entrevista à CNN na terça, o deputado federal Mário Heringer (MG), líder do PDT na Câmara, afirmou que se Lupi for demitido, o partido também sairá da base do governo.

Sindicato ligado a irmão de Lula é investigado

No relatório que detalha o esquema de fraudes no INSS, a Polícia Federal aponta que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi) — cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão do presidente Lula — atuou irregularmente por cerca de um ano, sem cumprir os requisitos exigidos para realizar descontos em benefícios previdenciários.

De acordo com um ofício da Dataprev — estatal responsável pelos dados previdenciários e pela implementação das exigências técnicas — publicado ainda em 2024, tanto o Sindinapi quanto a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) não haviam validado a biometria facial dos beneficiários.

A biometria é uma exigência para garantir que os descontos em aposentadorias e pensões fossem, de fato, autorizados.

Atendendo a pedidos de entidades do setor, no entanto, a direção do INSS teria autorizado uma “regra transitória”, também chamada de “solução biométrica transitória”, que permitiu a inclusão de novos descontos associativos a partir de junho de 2024, mesmo sem a validação completa.

Apesar de gerir a associação, Frei Chico não é diretamente investigado, nem foi citado pelo relatório da Polícia Federal.

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Lula tá com medo de quê?”: Zema cobra demissão de Lupi por fraude no INSS no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-ta-com-medo-de-que-zema-cobra-demissao-de-lupi-por-fraude-no-inss/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *