O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado nesta terça-feira (20) durante sua participação na Marcha dos Prefeitos, em Brasília. As manifestações de descontentamento ocorreram em pelo menos três momentos: na entrada, no início e ao final de seu discurso. Embora também tenha recebido aplausos, as vaias se sobressaíram em tom e volume.
Lula não respondeu diretamente às manifestações do público, mas fez comentários indiretos sobre o discurso de abertura proferido por Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que o havia criticado momentos antes.
“Hoje, o presidente da CNM voltou a ser o velho Paulo Ziulkoski, com um discurso mais inflamado e contundente — como sempre deveria ser um representante dos prefeitos”, afirmou Lula.
Ziulkoski criticou uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou mais transparência nas emendas parlamentares. Segundo ele, o entendimento da Corte impõe restrições ao trabalho político de prefeitos e parlamentares.

Lula condecora Janja por mérito cultural ao lado de Xuxa e Chitãozinho & Xororó
Primeira-dama será premiada com maior grau da Ordem do Mérito Cultural (OMC), a principal honraria pública do setor cultural brasileiro

MP junto ao TCU pede fim da restrição a dados de R$ 600 bi em convênios públicos
Subprocurador afirma que bloqueio no TransfereGov fere princípios da transparência e moralidade
“Abra o olho. Vamos votar pautas estruturantes. É um absurdo que o deputado tenha que explicar o projeto para o qual destinou a emenda”, afirmou Ziulkoski.
Aceno a Rui Costa
Em sua fala, Lula também elogiou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chamando-o de ‘o mais bem-sucedido governador da Bahia’ e destacando seu papel de articulação interna no governo.
A fala ocorreu uma semana após a repercussão da declaração da primeira-dama, Janja da Silva, na China — um episódio que gerou especulações sobre um suposto vazamento por parte de Costa, segundo coluna de Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo). Rui considerou os boatos um ato de “fogo amigo”.
“O papel do Rui é garantir que as coisas funcionem corretamente. Que todos os secretários se dirijam a ele para que os processos possam avançar”, afirmou Lula.
Evento
A Marcha dos Prefeitos é o maior evento municipalista do país. Em 2024, contou com mais de 14 mil inscritos, um número quase três vezes superior ao total de municípios no Brasil. Lula participa do encontro desde o início de seu terceiro mandato e, em 2023, também foi alvo de vaias.
Neste ano, Lula dividiu o palco com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), além dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
The post Lula é vaiado em evento com prefeitos em Brasília e reage às críticas appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney