(Reuters) – As ações da Localiza (RENT3) e da Movida (MOVI3) tinham quedas expressivas nesta quinta-feira, em meio à possibilidade de novo programa do governo federal para carros mais baratos, o que poderia afetar o valor da frota das companhias e os resultados das divisões de seminovos.
De acordo com reportagem do Valor Econômico, o governo anunciará na próxima semana a regulamentação do IPI Verde, novo sistema de tributação dos carros que recompensará, com imposto menor, veículos mais limpos e penalizará os mais poluidores.
E junto com o IPI Verde, de acordo com o texto do jornal, será criado outro programa, chamado Carro Sustentável, que reduzirá o IPI de automóveis mais baratos, desde que atendam a determinados requisitos e sejam produzidos no país.
Por volta de 11h35, as ações da Localiza recuavam 5,72%, a R$40,68, pior desempenho do Ibovespa, que cedia 0,87%, enquanto os papéis da Movida capitaneavam as perdas do índice Small Caps com um tombo de 10,33%, a R$7,81.

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Analistas do UBS BB veem um impacto potencial negativo para as empresas de aluguel de veículos, como Localiza e Movida.
Eles citaram que as reduções do IPI que ocorreram em 2008 e 2012 — em torno de 7 pontos percentuais — tiveram efeitos neutros sobre o fluxo de caixa da Localiza. Em ambas as ocasiões, a empresa reconheceu perdas por desvalorização de ativos, o que impactou seu lucro líquido.
Na redução de 2023, a empresa também reconheceu uma desvalorização de 1,3% a 1,5% do valor contábil da frota, mas esse evento também desencadeou uma correção nos preços de carros usados com 1 a 3 anos de uso — que começaram a cair cerca de 0,8% ao mês, em comparação com quedas normais de 0,3% a 0,5% ao mês, levando a uma revisão maior da depreciação.
“Acreditamos que o mercado ficará preocupado com a possibilidade de uma nova mudança na dinâmica dos seminovos desencadeada pelo novo programa, o que poderia levar a outra revisão de depreciação para Localiza e Movida”, afirmaram.
Conforme aponta o Itaú BBA, embora possa ser cedo para avaliar o impacto desse possível programa de descontos nos lucros, o efeito líquido pode ser negativo para Localiza e Movida.
A alíquota do IPI para carros 1.0 está atualmente em 7%, e não há confirmação sobre o tamanho da redução. Se implementado, os preços dos carros novos podem cair, pressionando potencialmente os preços dos seminovos e desencadeando revisões negativas nos lucros para 2025 e 2026 devido a maiores despesas de depreciação no curto prazo.
Por outro lado, o artigo sugere que, diferente do último programa de descontos em 2023, as empresas também poderão comprar carros com desconto, o que pode levar a um menor capex para renovação da frota e a um ciclo de depreciação melhor no futuro próximo. “Dito isso, acreditamos que o impacto potencial de curto prazo pode superar os benefícios de médio a longo prazo”, avalia.
Por fim, avalia o BBA, é importante notar que esse novo programa pode enfrentar alguma oposição e dificuldades para ser implementado, embora cortes de impostos raramente sejam negados. Além disso, parece que os preços dos seminovos não acompanharam o aumento de cerca de 4% no ano até agora nos preços dos carros novos (dados FIPE), o que pode significar um efeito menor nos preços dos seminovos em comparação ao potencial impacto nos preços dos carros novos.
(com Reuters)
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Fonte: InfoMoney