Diante do escândalo sobre fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Coronel Zucco (PL-RS), disse que deve protocolar nesta sexta-feira (2), uma representação criminal contra o ministro da Previdência, Carlos Lupi.
“O ministro não apenas fechou os olhos diante de um crime contínuo contra os mais vulneráveis, como também ajudou a blindar os envolvidos. É inaceitável que um ministro de Estado se omita diante de um assalto institucional contra aposentados e pensionistas”, diz o parlamentar.
A representação pede que a Procuradoria-Geral da República (PGR) “instaure um procedimento de apuração criminal contra Carlos Lupi”, que “havendo indícios, a investigação seja remetida ao Supremo Tribunal Federal por prerrogativa de foro”, e também que “seja requerido o afastamento cautelar de Lupi do cargo de Ministro da Previdência”.
De acordo com o relatório da Polícia Federal (PF), no âmbito da investigação do que classificaram como “Farra do INSS”, representantes do Instituto chegaram a receber mais de R$ 17 milhões com o esquema de transferências de pessoas apontadas como intermediárias de associações que realizavam descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas.
Diante das informações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a ser pressionado a respeito da manutenção ou não do ministro no cargo.
De acordo com apuração da CNN, o mandatário não deve demitir Lupi. A aliados, Lula sinalizou que deverá haver mudanças no ministério, a não ser que novos fatos, que impliquem diretamente Carlos Lupi, sejam revelados.
A CNN entrou em contato com a assessoria do ministro Carlos Lupi e aguarda retorno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder da oposição na Câmara aciona PGR contra Lupi por “omissão dolosa” no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lider-da-oposicao-na-camara-aciona-pgr-contra-lupi-por-omissao-dolosa/