A eleição do novo Papa Leão XIV trouxe surpresas e sinais importantes para o futuro da Igreja Católica. Em entrevista à CNN, o professor de Teologia da PUC-SP, Reuberson Ferreira, analisou o significado por trás da escolha do nome e do discurso inicial do pontífice.
O novo papa, anteriormente conhecido como cardeal Prevost, impressionou ao proferir seu primeiro discurso em latim, italiano e espanhol, evitando o uso do inglês apesar de sua origem norte-americana.
Ferreira destaca: “É um papa mais peruano do que americano, nasceu em Chicago, tem 69 anos, mas passou boa parte da sua vida no Peru e se orgulha disso”.
Continuidade e inovação
Leão XIV demonstrou clara intenção de seguir os passos de seu antecessor, citando o papa Francisco duas vezes em seu discurso.
O novo pontífice enfatizou a importância de uma “igreja sinodal, construtora de pontes”, alinhando-se com a visão de Francisco.
A escolha do nome Leão XIV também carrega significado histórico. Ferreira explica: “Leão XIII foi o papa que escreveu a Rerum Novarum, que é o documento com o qual se funda aquilo que vai se chamar doutrina social da igreja”.
Esta escolha sugere um compromisso com o ensino social da Igreja e um desejo de diálogo com as autoridades políticas.
Um papa das periferias
O background de Leão XIV, incluindo seu trabalho missionário no Peru e sua experiência como superior geral dos agostinianos, indica uma perspectiva global.
Ferreira observa: “Ele vai ser um papa das franjas do mundo, da periferia, não só as periferias geográficas, mas as periferias também humanas”.
Como ex-prefeito do Dicastério para os Bispos, Leão XIV possui um conhecimento profundo do episcopado mundial, o que pode influenciar significativamente sua abordagem à governança da Igreja e à promoção da sinodalidade.
A comunidade católica e observadores internacionais aguardam com expectativa para ver como o papado de Leão XIV se desenvolverá, especialmente em relação à continuidade das reformas iniciadas por Francisco e ao enfrentamento dos desafios globais que a Igreja enfrenta no século XXI.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Leão XIV: Escolha do novo papa foi uma certa surpresa, diz professor no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil