O papa Leão XIV, apresentado na quinta-feira (8) pelo Vaticano, é formado em matemática. Ao longo de sua trajetória acadêmica, o americano também obteve os títulos de mestre e doutor por trabalhos desenvolvidos em campos de estudo ligados à Igreja Católica.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Leão, até então conhecido apenas por seu nome de batismo, Robert Prevost, estudou em escolas católicas durante a adolescência. Em 1973, concluiu o ensino médio no seminário menor da Ordem de Santo Agostinho.
Em 1977 foi aprovado na Universidade Villanova, na Pensilvânia, onde se formou em matemática. No mesmo ano, se juntou aos agostinianos, ordem da qual faz parte até hoje. Em 1978, fez os primeiros votos. Os votos solenes foram em 1981.
A vida acadêmica foi acompanhando a vida religiosa do futuro papa. Em 1982, obteve o título de mestre em Teologia pela União Teológica Católica, em Chicago. Entre 1984 e 1987, obteve a licenciatura e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.
Além do inglês, Leão XIV é fluente em português, francês, italiano e espanhol.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Leão XIV é matemático; conheça formação acadêmica do novo papa no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil