O tão esperado show de Lady Gaga em Copacabana, na zona sul do Rio, deve atrair uma multidão de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas neste sábado (3), segundo estimativas.
Desses, 240 mil devem ser turistas — 80% estrangeiros e 20% nacionais, conforme o estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”. Para garantir a segurança do evento, o governo do Rio de Janeiro montou uma operação de segurança, com cerca de 5.300 agentes atuando no perímetro do evento.
Entre as medidas, estão ainda o uso de drones.
As informações foram confirmadas durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira (28) e reuniu representantes dos órgãos de segurança pública.
Cinturão de Segurança e Bloqueios em Copacabana
O plano prevê 78 torres de observação e 18 pontos de revista e bloqueio, que se estendem do Leme até quase a altura de Ipanema, com o objetivo de impedir o acesso de pessoas não autorizadas e garantir a integridade de todos os presentes.
As ruas transversais à Avenida Atlântica, do Posto 6 ao Leme, estarão completamente bloqueadas com grades a partir das 11h da manhã de sábado. Assim, ninguém poderá acessar a praia por essas vias.
Presença Discreta e Estratégica da Polícia Militar
A Polícia Militar estará em campo com uma estratégia que prioriza a segurança e a integração com o público. Policiais militares identificados por capacetes brancos estarão espalhados entre a multidão, permitindo intervenções rápidas e discretas. Além disso, materiais como garrafas de vidro, facas e tesouras não serão permitidos durante o evento e serão apreendidos nos pontos de controle.
Segundo o coronel Marcelo de Menezes, secretário de Polícia Militar do Estado, essa tática visa aumentar a percepção de segurança entre os participantes e, ao mesmo tempo, oferecer resposta imediata a qualquer incidente.
Tecnologia de Ponta para Monitoramento
A operação contará com tecnologias avançadas, como o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC Móvel), equipado com drones de reconhecimento facial, permitindo a identificação de criminosos e a ação das autoridades.
As câmeras de segurança também terão um papel fundamental na vigilância, com 12 novas câmeras sendo instaladas ao longo da Nossa Senhora de Copacabana, aumentando o monitoramento em tempo real.
Segurança nos Hotéis, Aeroportos e Estações de Metrô
A operação também se estende para os pontos mais movimentados da cidade, com especial atenção aos hotéis, aeroportos e entradas do metrô. Cerca de 80 policiais e 40 viaturas estarão em ação para garantir que todas as principais entradas e saídas da cidade sejam monitoradas de perto, evitando qualquer possibilidade de violência ou tumulto nas vias de acesso.
Operação Tatuí: Proteção nas Areias de Copacabana
A”Operação Tatuí” será realizada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Comlurb. Com o objetivo de impedir que objetos cortantes ou armas sejam escondidos na areia da praia, a operação fará um pente-fino minucioso na área, evitando arrastões e violências na orla.
Apoio do Corpo de Bombeiros
A segurança não se limita apenas ao solo. O Corpo de Bombeiros terá uma atuação coordenada nas áreas terrestre, aérea e marítima, garantindo que qualquer emergência seja rapidamente atendida. O esquema de segurança se assemelha ao utilizado no show da Madonna, sendo um dos mais rigorosos e bem planejados já vistos na cidade.
Lei Seca e Intensificação de Blitz
A Lei Seca é uma das medidas de segurança que serão implementadas para garantir a ordem durante o evento. Blitz serão intensificadas não apenas na região de Copacabana, mas também em outros pontos estratégicos da região metropolitana, com foco na prevenção de incidentes relacionados ao consumo excessivo de álcool.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lady Gaga no Rio: drones e mais de 5 mil PMs vão atuar na segurança do show no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/lady-gaga-no-rio-drones-e-mais-de-5-mil-pms-vao-atuar-na-seguranca-do-show/