O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho foi consagrado neste sábado, 24, com o prêmio de Melhor Diretor no 78º Festival de Cannes, pela direção do filme brasileiro “O Agente Secreto”.
A obra chegou ao festival francês cercada de expectativas e estreou com cerca de 15 minutos de aplausos. O longa recebeu o Prêmio da Crítica no mesmo dia.
Em entrevista à EXAME, Mendonça destacou que o filme tem muito da alma do protagonista, Wagner Moura, também vencedor do prêmio de Melhor Ator no festival. “Eu acredito que o Wagner tem nesse longa a melhor atuação de sua carreira no cinema, e olha que ele já fez belos e bons filmes”.
Foram ao todo mais de quatro anos desde a concepção do roteiro. As gravações duraram dez semanas. Além de Moura, fazem parte do elenco Alice Carvalho, Gabriel Leone e Maria Fernanda Cândido.
Brasil é país de honra
Além dos prêmios, o Festival de Cannes anunciou em fevereiro que o Brasil será o País de Honra na edição de 2025. A iniciativa celebra anualmente a contribuição audiovisual de uma nação, destacando seu mercado cinematográfico e talentos criativos. O Brasil será o quarto país a receber o título, após Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).
O Ministério da Cultura ressaltou que o reconhecimento “destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional”.
Fonte: Exame