O Brasil vai ganhar novo app no setor de delivery: a plataforma chinesa Meituan investirá cerca de R$ 5,6 bilhões para atuar no Brasil por meio do aplicativo Keeta. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) durante a visita do presidente Lula a Pequim.
A gigante de tecnologia é avaliada em R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong. No Brasil, o plano inicial prevê iniciativas para os próximos cinco anos — e pode incomodar o iFood, que detém 80% do mercado nacional de delivery, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A empresa tem intensificado conversas com grandes redes de restaurantes e estabelecimentos de bairro desde que abriu um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), de acordo com o jornal O Globo.
O foco será a região Sudeste, com taxas reduzidas para consumidores e restaurantes e grandes investimentos em marketing, segundo a reportagem. Além disso, o governo prevê a geração de 100 mil empregos indiretos e a instalação de uma central de atendimento no Nordeste, com três a quatro mil empregos diretos.
Keeta: especialista em entrega
- Na China, a Meituan opera desde 2010 e acumula 500 milhões de usuários ativos, sendo líder absoluta no setor de entregas de refeições;
- Em 2023, a empresa lançou o aplicativo como seu primeiro empreendimento fora do mercado continental;
- Em seu site, a plataforma diz que “o Keeta utiliza a tecnologia para alcançar eficiência nos setores de estilo de vida e serviços, proporcionando aos usuários uma experiência melhor e mais rápida, com melhor custo-benefício e opções mais diversificadas”;
- A empresa também oferece benefícios para seus parceiros, como capacitação no sistema unificado de atendimento ao cliente on-line, seleção de sites assistida por inteligência artificial (IA) e planos de crescimento para novas lojas.
Leia mais:
- iFood ganhará concorrente no Brasil – e você já o conhece
- Nos EUA, um novo serviço de entrega por drones está superando a Amazon
- Visão do GPT cria mapas hiper-detalhados na Ásia; entenda

Operação agressiva
Em outubro do ano passado, a Meituan anunciou a entrada do aplicativo na Arábia Saudita e, em apenas quatro meses, se tornou a terceira maior plataforma de entrega de comida no país, de acordo com o site Rest of the World.
Para atrair novos clientes, o Keeta oferece vouchers no valor de 100 riais sauditas (R$ 151, na conversão direta) na inscrição, 50% de desconto nos primeiros pedidos e isenção das taxas de entrega.
A estratégia foi considerada agressiva por especialistas, pressionando plataformas menores que atuam localmente. De qualquer maneira, foi assim que o Keeta conquistou 10% do mercado saudita de entrega de comida em termos de volume de pedidos.
O post Keeta: conheça o novo aplicativo de delivery que está chegando ao Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital