Um juiz dos EUA bloqueou, por enquanto, os esforços do presidente Donald Trump para fechar o Departamento de Educação, incluindo um plano para reduzir a força de trabalho pela metade e demitir milhares de funcionários.
O juiz do tribunal distrital dos EUA, Myong Joun, em Boston, escreveu em uma decisão nesta quinta-feira (22) que os cortes de pessoal “provavelmente paralisariam o departamento” e ordenou que a administração reintegrasse os funcionários para realizar as funções exigidas pela lei americana, incluindo a gestão de empréstimos estudantis federais, apoio a programas educacionais estaduais e a aplicação de leis de direitos civis.
Os estados e organizações que processaram “pintam um quadro sombrio do dano irreparável que resultará da incerteza financeira e atrasos, do acesso dificultado ao conhecimento vital do qual estudantes e educadores dependem, e da perda de serviços essenciais para as populações estudantis mais vulneráveis da América”, escreveu Joun. “O registro revela abundantemente que a verdadeira intenção dos réus é efetivamente desmantelar o Departamento sem uma legislação autorizando.”
© 2025 Bloomberg L.P.
The post Justiça barra esforço de Trump para desmontar o Departamento de Educação dos EUA appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney