Home / Esportes / Justiça afasta novamente Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Justiça afasta novamente Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF nesta quinta-feira. O magistrado nomeou um dos vice-presidentes, Fernando Sarney, como “interventor” e determinou que ele deve convocar eleições “o mais rápido possível”.

O caso voltou para a Justiça do Rio por ordem do ministro do STF, Gilmar Mendes. No último dia 7, ele negou o afastamento imediato de Ednaldo, mas determinou que o caso fosse enviado para o TJ do Rio para “apuração imediata e urgente… dos fatos narrados nas petições”. Com isso, o desembargador tomou a decisão nesta quinta.

Esta é a segunda vez que o TJ do Rio destitui Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A primeira vez aconteceu em dezembro de 2023. Na ocasião, um mês depois, o cartola voltou ao comando da entidade por decisão de Gilmar Mendes.

Acusação

Na semana passada, dois pedidos foram feitos ao STF para saída de Ednaldo da CBF. A deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e de um dos atuais vice-presidentes da CBF, Fernando Sarney, falaram que a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, foi falsificada em acordo do início deste ano. Há também um laudo pericial indicando que a assinatura não é verdadeira.

Foi esse acordo, assinado por cinco cartolas, que encerrou a ação questionando o processo eleitoral da CBF. Na prática, isso permitiu o pleito que há pouco mais de um mês manteve Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF. Se a assinatura foi falsificada, Daniela do Waguinho e Fernando Sarney dizem que o documento deixa de valer.

Fonte: Exame

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *