Home / Mundo / Juiz bloqueia esforço de Trump para barrar estudantes internacionais em Harvard

Juiz bloqueia esforço de Trump para barrar estudantes internacionais em Harvard

Juiz bloqueia esforço de Trump para barrar estudantes internacionais em Harvard

Uma juíza federal em Boston, Estados Unidos, emitiu uma ordem temporária na manhã desta sexta-feira (23), suspendendo a decisão do governo Trump que impedia a Universidade Harvard de matricular estudantes internacionais.

A decisão ocorreu horas após a universidade ter protocolado um processo judicial contestando a medida, que foi tomada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) a pedido da secretária Kristi Noem.

O DHS alegou que Harvard havia criado um ambiente de campus “inseguro” ao permitir que “agitadores antiamericanos e pro-terroristas” assediassem e agredissem fisicamente indivíduos, incluindo muitos estudantes judeus.

A juíza Allison Burroughs, ao conceder a ordem de restrição temporária, afirmou que Harvard demonstrou que, caso a suspensão não fosse concedida, a universidade sofreria “dano imediato e irreparável” antes que todas as partes tivessem a oportunidade de se manifestar.

A proibição afetaria mais de 7.000 estudantes internacionais atualmente matriculados, que teriam que deixar a instituição ou arriscar perder seu status legal nos Estados Unidos.

O processo judicial argumenta que a ação do governo federal representa uma “violação flagrante da Primeira Emenda” e da Cláusula do Devido Processo da Constituição dos EUA.

Harvard também alega que a revogação é uma retaliação clara por parte do governo, em resposta à recusa da universidade em atender às demandas do governo sobre a governança e o currículo da instituição.

Em uma carta à comunidade da universidade, o presidente da Harvard, Alan Garber, condenou a ação do governo como “ilícita e injustificada”.

Garber destacou que a universidade havia respondido adequadamente às solicitações de informações do DHS e enfatizou a importância dos estudantes internacionais para a instituição, afirmando que “sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard”.

A secretária assistente do DHS, Tricia McLaughlin, defendeu a decisão do governo, afirmando que é um privilégio, e não um direito, que as universidades matriculem estudantes internacionais.

Ela reiterou que a administração Trump está comprometida em restaurar a “senso comum” no sistema de vistos estudantis e que nenhum processo judicial mudará essa determinação.

The post Juiz bloqueia esforço de Trump para barrar estudantes internacionais em Harvard appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *