O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden e sua esposa, a ex-primeira-dama Jill Biden, desejaram nesta quinta-feira sucesso ao novo papa, Leão XIV, e também que “Deus o abençoe”.
“Habemus papam — Que Deus abençoe o papa Leão XIV de Illinois. Jill e eu o parabenizamos e lhe desejamos muito sucesso”, escreveu o ex-mandatário democrata em sua conta na rede social X.
Biden é um dos dois únicos presidentes católicos — o outro foi John F. Kennedy — que teve os Estados Unidos e compareceu ao funeral do papa Francisco no final de abril.
A fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina às 18h07 (horário local, 13h07 de Brasília) confirmou a eleição do agora ex-cardeal Robert Francis Prevost no segundo dia do conclave papal.
Leão XIV será o 267º pontífice da história, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em 21 de abril aos 88 anos.
O novo papa nasceu em Chicago há 69 anos, embora também tenha obtido a nacionalidade peruana em 2015, depois de passar grande parte de sua vida religiosa no país sul-americano, e sua eleição acontece em meio ao Jubileu ou Ano Santo convocado por Francisco e que deve terminar em 6 de janeiro de 2026.
Fonte: Exame