Home / Mundo / Japão vai permitir que caçadores matem ursos que se aproximarem de áreas urbanas

Japão vai permitir que caçadores matem ursos que se aproximarem de áreas urbanas

8 de julho de 2025 - 17:16Urso pardo no Japão (Foto: Reprodução do site da Wildlife Conservation in Japan )

" data-medium-file="https://i3.wp.com/www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Urso_Japao.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all&ssl=1" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/07/Urso_Japao.jpg?fit=1000%2C667&quality=70&strip=all">

A partir de setembro, ursos e outros animais selvagens que se aproximarem de áreas urbanas do Japão poderão ser abatidos a tiros por caçadores. O Ministério do Meio Ambiente anunciou nesta terça-feira as diretrizes que vão permitir essa medida drástica, como a impossibilidade de captura rápida por outros meios, como armadilhas.

E também que as balas não representem risco para os humanos. As diretrizes incluem controle de tráfego e a evacuação dos moradores locais. E apontam para a importância de garantir que exista uma superfície sólida como uma parede ou um muro atrás do urso condenado, para parar as balas. O uso de munição letal precisará também da aprovação dos governos municipais.

Segundo cientistas, a crise climática tem afetado as fontes de alimento dos animais, bem como os períodos de hibernação. Além disso, com o despovoamento humano causado pelo envelhecimento da sociedade japonesa, os ursos têm se aventurado em áreas urbanas com mais frequência.

Assim, as novas medidas são motivadas pelo aumento desses avistamentos de ursos em áreas urbanas e dos ataques dos animais a pessoas, com alguns casos fatais. Segundo a imprensa local, nos 12 meses até março deste ano, 85 pessoas foram feridas por ursos, sendo que três foram mortas. No ano anterior, foram 219 pessoas ataques no total – o maior número desde que os registros começaram há 19 anos -, com seis mortes.

A última morte relatada aconteceu no início deste mês, quando uma idosa de 81 anos foi encontrada pelo filho caída e sangrando em sua casa na província de Iwate. Dias antes, um urso havia sido avistado invadindo casas e armazéns na vizinhança em busca de arroz.

Em junho, viralizou nas redes sociais um vídeo de urso pardo que invadiu a área do aeroporto de Yamagata, no norte do país. As autoridades tiveram de cancelar uma dúzia de voos no dia após tentativas frustradas de afugentar o animal.

Também estão frescas na memória dos japoneses as imagens de 2021, quando um urso pardo invadiu as ruas de Sapporo, capital da ilha de Hokkaido, chegando até uma base militar, atacando quatro pessoas, incluindo um soldado.

As últimas estimativas mostram que a população de ursos do Japão está crescendo. A última projeção, divulgada no ano passado, apontou para a existência de 44 mil ursos negro, em comparação com 15 mil estimados em 2012. E esse número não inclui a província de Hokkaido, onde se acredita ser o lar de ao 12.000 ursos pardos, o dobro população contabilizada em 1990.

The post Japão vai permitir que caçadores matem ursos que se aproximarem de áreas urbanas appeared first on InfoMoney.

Fonte: InfoMoney

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *