Home / Economia / Japão nega pressão de secretário do Tesouro dos EUA por um iene forte

Japão nega pressão de secretário do Tesouro dos EUA por um iene forte

O principal representante cambial do Japão negou nesta segunda-feira (28) uma reportagem de que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse ao ministro das Finanças japonês em uma reunião bilateral em Washington que um dólar fraco e um iene forte são desejáveis.

“Como já dissemos, o lado norte-americano não tocou em metas de taxa de câmbio nas conversas com o ministro das Finanças”, disse a repórteres Atsushi Mimura, vice-ministro das Finanças do Japão para assuntos internacionais.

O Ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, e Bessent tiveram suas primeiras conversas frente a frente na quinta-feira (24), às margens das reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial em Washington.

O jornal Yomiuri informou na sexta-feira (25) que Bessent disse a Kato sua preferência por um dólar fraco e um iene forte, sem citar fontes.

No sábado (26), Kato também negou a reportagem do Yomiuri na plataforma de mídia social X, repetindo que eles não discutiram metas de taxa de câmbio ou uma estrutura para administrar as taxas do iene.

Na coletiva de imprensa, Kato não deu detalhes sobre a reunião de 50 minutos com Bessent, recusando-se a comentar se os EUA fizeram alguma solicitação específica ao Japão.

O foco do presidente Donald Trump em lidar com o déficit comercial dos EUA e seus comentários anteriores acusando o Japão de manter intencionalmente um iene fraco alimentaram as expectativas do mercado de que Tóquio enfrentará pressão para fortalecer o valor do iene em relação ao dólar e dar aos fabricantes dos EUA uma vantagem competitiva.

Bessent disse em um post no X no sábado que teve “conversas muito construtivas” com Kato.

“Tive o prazer de dar continuidade às discussões comerciais recíprocas anteriores entre os Estados Unidos e o Japão, bem como de discutir questões relativas às taxas de câmbio”, disse ele.

Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono

Este conteúdo foi originalmente publicado em Japão nega pressão de secretário do Tesouro dos EUA por um iene forte no site CNN Brasil.

Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/japao-nega-pressao-de-secretario-do-tesouro-dos-eua-por-um-iene-forte/

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *