O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou que o órgão disponibilizará na próxima semana um sistema para que os aposentados e pensionistas questionem descontos ilegais e solicitem o reembolso dos valores.
“Na próxima terça-feira, 14, um comunicado será enviado para quem sofreu descontos associativos. O comunicado será realizado pelo aplicativo Meu INSS”, disse em entrevista coletiva.
Segundo Waller, todo processo resultará em um reembolso automático para os aposentados e pensionistas que questionarem os descontos. O governo afirma que 27 milhões de segurados não foram impactados pelos descontos.
No dia 15, os aposentados e pensionistas poderão consultar pelo aplicativo ou pelo telefone 135 qual foi a associação que realizou o desconto e quais foram os valores.
“O aposentado ou pensionista poderá falar se reconhece ou não com os descontos por esses dois canais. Ao fazer isso não será necessário mostrar documentação nenhuma”, afirmou.
Gilberto Waller explica que o sistema gerará automaticamente uma cobrança para a associação que realizou o desconto. Eles terão 15 dias para comprovar o vínculo entre a associação e o aposentado ou devolver o dinheiro.
“A associação vai realizar um depósito identificado diretamente ao INSS. Esse valor vai ser repassado ao segurado para a sua conta do benefício por meio de uma folha de pagamento suplementar”, disse.
O presidente do INSS reforçou que os segurados não devem apresentar nenhuma informação para as associações e nem apresentar documentações para comprovar os descontos ilegais.
Em mais de uma oportunidade, Waller afirmou que todo o processo deve ser feito apenas pelos canais oficiais, o aplicativo Meu INSS e o telefone 135.
“A ideia é que seja processo desburocratizado, sem o cidadão precisar fazer contato com ninguém”, disse.
Fonte: Exame