O Insper, sediado na capital paulista, está com as inscrições abertas até o dia 27 de maio para o seu vestibular do segundo semestre de 2025. São oferecidas vagas nos cursos de Administração, Economia, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Direito.
As provas serão realizadas presencialmente entre os dias 7 e 23 de junho em dez cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Recife (PE).
Conforme edital, as provas terão formato digital em que são utilizados dispositivos eletrônicos do Insper para o acesso à plataforma de aplicação remota. Já a prova de redação será realizada no papel, com tema fornecido no sistema digital.
Novo formato
O vestibular do Insper tem fase única e inclui provas de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática para candidatos aos cursos de Administração, Economia e Direito e provas de Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática para os candidatos às Engenharias (da Computação, Mecânica ou Mecatrônica) e Ciência da Computação.
A divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada de todas as modalidades será divulgada no dia 11 de julho.
Programa de bolsas
Para participar do processo de concessão de bolsas, o candidato deve preencher a Carta de Solicitação de Bolsa até 27 de maio.
Até 6 de junho, o interessado deve enviar a documentação necessária ao processo de concessão de bolsas, referentes à sua prontidão acadêmica e à comprovação da renda de sua família, conforme lista de documentos disponível no site do Insper.
Nesse período, o candidato também precisa submeter uma carta de recomendação, solicitada a um professor, coordenador ou diretor de sua escola de Ensino Médio e preenchida por este educador diretamente em um formulário do Insper.
A segunda fase do processo conta com Entrevista de Elegibilidade e Painel de Bolsas (apenas para candidatos a bolsa integral).
Outras formas de seleção
Os candidatos ao Vestibular também podem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no processo seletivo do Insper, assim como o resultado do SAT (Suite of Assessments). Outras opções incluem o uso do IB Diploma (Programa Internacional de Bacharelado Internacional) ou a Seleção Olímpica, na qual alunos que tenham obtido medalhas em Olimpíadas de Conhecimentos em categorias de Ensino Médio podem utilizar essas conquistas no vestibular do Insper. É obrigatório fazer a redação.
Fundação Itaú e FGV oferecem bolsas de estudo para curso de mestrado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Insper: inscrição para vestibular do segundo semestre vai até 27 de maio no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil