Terminam no dia 10 de junho as inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática direcionada a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição é aberta para escolas públicas e privadas de todo o país.
Nas três edições anteriores, quase 11 milhões de alunos participaram da competição. “A Olimpíada Mirim está voltada tanto para as crianças dos anos iniciais quanto para seus professores, visando levar a Matemática para dentro da sala de aula numa perspectiva lúdica e instigante”, explica o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.
Marcelo diz que, ao despertar o interesse pela Matemática logo na infância, o Impa contribui para formar uma geração mais preparada para os desafios do século 21. Um exemplo do impacto da Olimpíada Mirim é o estudante Guilherme Dangió, de 11 anos, morador do Rio de Janeiro.
Vencedor de uma medalha de prata em 2024 e de ouro em 2023, ele conta como a experiência tem impulsionado sua trajetória escolar. “As Olimpíadas oferecem um desafio maior do que na escola e são muito importantes para o nosso desenvolvimento acadêmico. Uma medalha pode fazer diferença no currículo e mudar a nossa vida”, afirma Guilherme, que em 2025 ingressou no 6º ano do ensino fundamental.
Datas das provas
Realizadas em duas fases, as provas da Olimpíada Mirim-Obmep são aplicadas pelas escolas. A 1ª etapa será em 26 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de 15 questões objetivas (múltipla escolha). Os estudantes classificados nessa etapa poderão participar da 2ª fase, marcada para 11 de novembro. A prova também é composta de 15 questões objetivas.
A Olimpíada Mirim vai disponibilizar certificados digitais correspondentes a medalhas de ouro, prata e bronze. “A iniciativa tem se consolidado como um importante estímulo ao raciocínio lógico e matemático entre alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Esperamos uma participação expressiva de escolas públicas e privadas de todo país em mais esta edição”, comenta o diretor-adjunto e gerente de olimpíadas do Impa, Jorge Vitório Pereira.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais, federais, secretarias de educação e pelas unidades privadas no site das Olimpíadas até 10 de junho.
A inscrição das escolas públicas é gratuita. Para as escolas privadas, é necessário pagar a taxa de inscrição no prazo estipulado. No ato de inscrição, o responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 e Mirim 2. Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.
Desigualdade racial ainda marca o ensino básico, aponta estudo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Inscrições para Olimpíada Mirim de Matemática terminam em 10 de junho no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil