A Índia fechou nesta quarta-feira (30) seu espaço aéreo para as companhias aéreas paquistanesas, informou o governo, dias depois que seu vizinho proibiu as companhias aéreas indianas de sobrevoar seu território após a morte de 26 pessoas em um ataque a turistas na Caxemira.
A proibição durará de 30 de abril a 23 de maio, informou o governo indiano em um comunicado.
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, disse ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em uma ligação telefônica na noite desta quarta-feira que ele “rejeitou categoricamente as tentativas indianas de vincular o Paquistão ao caso”, segundo um comunicado do gabinete de Sharif.
Ele pediu uma investigação transparente, confiável e neutra e pediu que os EUA pressionassem a Índia a “diminuir a retórica e agir com responsabilidade”, acrescentou.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
É provável que o impacto da proibição sobre o setor aéreo do Paquistão seja menor do que sobre o da Índia, já que apenas a Pakistan International Airlines opera rotas para Kuala Lumpur usando o espaço aéreo indiano.
Na semana passada, o Paquistão fechou seu espaço aéreo para companhias aéreas de propriedade ou operadas pela Índia, suspendendo todo o comércio, inclusive por meio de outros países, e interrompendo a emissão de vistos especiais do sul da Ásia para cidadãos indianos.
A PIA, a companhia aérea nacional, disse na terça-feira (29) que havia decidido evitar o espaço aéreo indiano devido às crescentes tensões bilaterais.
O Paquistão disse nesta quarta-feira que tem “informações confiáveis” de que a Índia pretende lançar uma ação militar em breve, à medida que as tensões entre os vizinhos aumentam após o ataque mortal aos turistas.
A Índia identificou os três agressores, incluindo dois cidadãos paquistaneses, como “terroristas” que estão promovendo uma revolta violenta na Caxemira, de maioria muçulmana.
Islamabad negou qualquer participação e pediu uma investigação neutra.
Desde o ataque, os dois países, que possuem armas nucleares, adotaram uma série de medidas, incluindo a suspensão do Tratado da Água do Indo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Índia fecha espaço aéreo para companhias aéreas do Paquistão no site CNN Brasil.
Ir para o conteúdo original: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/india-fecha-espaco-aereo-para-companhias-aereas-do-paquistao/