Ao menos quatro trabalhadores morreram e outros 22 ficaram feridos em um incêndio na segunda-feira (7), que atingiu um importante centro de dados no Cairo, informou Hossam Abdel Ghaffar, porta-voz do Ministério da Saúde do Egito, à agência de notícias Reuters, nesta terça-feira (8).
O incêndio em uma instalação da Telecom Egypt ETEL.CA, que a TV estatal afirmou ter sido controlado ainda na segunda-feira, causou interrupções nas comunicações em toda a capital.
O ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação do Egito, Amr Talaat, afirmou em um comunicado nesta terça-feira que os serviços serão gradualmente restaurados em 24 horas.
Em um comunicado, a Telecom Egypt lamentou a morte dos funcionários e ofereceu apoio às famílias.
O incêndio interrompeu ligações telefônicas e o acesso à internet. O grupo de monitoramento de internet Netblocks afirmou que os dados da rede mostraram que a conectividade nacional estava em 62% dos níveis normais.
O Ministério da Saúde divulgou números alternativos para serviços de ambulância em diferentes províncias, caso as pessoas não conseguissem entrar em contato com a linha direta principal.
Além das ligações telefônicas, alguns serviços bancários digitais também foram afetados, incluindo cartões de crédito, caixas eletrônicos e transações online, disseram uma fonte bancária e moradores na segunda-feira. Os bancos já estavam fechados naquele dia.
Os ferimentos foram causados principalmente pela inalação de fumaça, explicou o porta-voz do Ministério da Saúde, Ghaffar, na segunda-feira (7).
A agência de notícias estatal MENA informou na segunda-feira que o fogo foi impedido de se alastrar para todo o prédio e telhados vizinhos.
Um exame inicial indicou que o incêndio provavelmente foi causado por um curto-circuito elétrico, informou a MENA, citando uma fonte de segurança.
Fonte: CNN Brasil