Apesar do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2025 ainda estar em vigor, existe um intervalo de horário em que a Receita Federal não aceita novas transmissões.
As declarações não são recepcionadas pelo Fisco entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília), devido à necessidade de contabilização das declarações que já foram enviadas e de manutenção dos sistemas.
No período restante, o contribuinte está liberado para enviar a declaração livremente, e, segundo a Receita, os riscos dos sistemas ficarem sobrecarregados é muito baixa, já que sua capacidade de recepção é de 4 milhões de declarações por dia.
Mas atenção: o período para enviar a declaração está na reta final. Faltam exatos 10 dias para o término do prazo para declarar, que encerra às 23h59 da próxima sexta-feira, 30 de maio, e apenas 57,78% do total de declarações esperadas para este ano (26.693.209) tinham sido enviadas até às 18h16 da última segunda-feira (20).
Estão obrigadas a declarar as pessoas físicas residentes no Brasil que tiveram, em 2024, rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00, como salários. A Receita alterou o valor de rendimentos tributáveis anuais que obrigam a entrega da declaração que antes era de R$ 30.639,90. Mas este não é o único critério que obriga o cidadão a declarar. Nesse sentido, InfoMoney lista aqui todos os critérios que obrigam os contribuintes a entregar a declaração do IR 2025.
Baixe agora o Guia do Imposto de Renda 2025, um eBook gratuito que facilita sua declaração de investimentos, com tudo o que você precisa para declarar sem cair nas garras do leão.
Além disso, para saber como fazer a declaração completa do IR 2025, você pode assistir ao tutorial geral disponível no player no topo da matéria.
The post Imposto de Renda: tem horário certo para declarar? Veja janela bloqueada pela Receita appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney