O Ibovespa Futuro opera em alta nas primeiras negociações desta terça-feira (1), em meio a perspectiva de o governo ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com ação contra derrubada do aumento do IOF pelo Congresso. Às 09h08 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em agosto tinha alta de 0,25%, cotado aos 141.455 pontos.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
No mês passado, o Congresso Nacional impôs uma derrota ao governo no mês passado ao derrubar uma medida que aumentava alíquotas de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia afirmado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ingressar com ação no STF se tiver o aval da Advocacia-Geral da União (AGU).
Lula participa a partir das 11h da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026, que terá R$ 516,2 bilhões destinados a financiamentos da agricultura empresarial brasileira, alta de 1,5% ante o ciclo anterior, de acordo com o Ministério da Agricultura.
Ainda na pauta nacional, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, participa de conferência organizada pelo Citi em São Paulo, às 8h30.
No exterior, as ações globais avançavam e o dólar era negociado perto de mínimas de vários anos antes de uma votação no Senado dos EUA sobre a legislação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre impostos e gastos.

Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta terça
Índices futuros dos EUA recuam após registrarem recordes

IOF: O que dizem juristas sobre possibilidade do STF derrubar decisão do Congresso?
Ministro Alexandre de Moraes é relator da ação do Psol que questiona a decisão do Congresso sobre IOF
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro caía 0,07%, o S&P Futuro recuava 0,22% e o Nasdaq Futuro tinha desvalorização de 0,31%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava em queda de 0,08%, aos R$ 5,429 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento recuava 0,05%, aos 5.471 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista nesta terça-feira, enquanto os investidores digeriam os recordes recentes em Wall Street e avaliavam os possíveis desdobramentos globais das políticas tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump. A suspensão temporária das tarifas, com prazo de 90 dias, deve expirar na próxima semana.
Os preços do petróleo operam com leve alta após abertura negativa, em meio a expectativas de que a OPEP+ eleve a produção em agosto e a temores de desaceleração econômica diante da possibilidade de tarifas mais altas nos EUA.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, uma vez que dados decepcionantes da indústria e problemas persistentes no setor imobiliário chinês prejudicaram o sentimento.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro sobe com atenção à judicialização do IOF e negociações comerciais appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney