(Foto: Divulgação/B3)
O Ibovespa Futuro opera em baixa nas primeiras negociações desta quarta-feira (9), enquanto investidores seguem atentos a novidades sobre a política comercial dos Estados Unidos, após a promessa do presidente Donald Trump de mais anúncios. A ata da mais recente reunião do Federal Reserve (Fed)e comentários do presidente do Banco Central também estão no radar. Às 09h05 (horário de Brasília), o Ibovespa Futuro com vencimento em agosto tinha queda de 0,38%, cotado aos 140.710 pontos.
Vale lembrar que o pregão da B3 funcionará normalmente hoje, apesar do feriado no Estado de São Paulo, que deve retirar uma parte considerável da liquidez local.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Trump afirmou na véspera que anunciará algo relacionado ao comércio com pelo menos sete países na manhã desta quarta-feira, enquanto outros países serão nomeados à tarde. A espera pelos anúncios do presidente norte-americano refletia uma semana que tem sido marcada pelo noticiário comercial.
Ainda na terça-feira, Trump ampliou sua guerra comercial global ao apresentar uma tarifa de 50% sobre o cobre importado e dizer que as taxas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos, há muito ameaçadas, serão aplicadas em breve. Ele ainda prometeu tarifas de 10% para países do Brics.
Pela tarde, o foco dos mercados globais estará em torno da divulgação da ata da reunião de junho do Federal Reserve, quando as autoridades optaram por manter a taxa de juros inalterada na faixa de 4,25% a 4,50%. O documentado será publicado às 15h.
Já na cena doméstica, o mercado vai monitorar a participação do presidente do BC, Gabriel Galípolo, em audiência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, a partir das 10h. Ele deve falar sobre economia e a atuação da autarquia.
Em Wall Street, o Dow Jones Futuro subia 0,28%, o S&P Futuro avançava 0,21% e o Nasdaq Futuro tinha valorização de 0,20%.
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta quarta
Índices futuros dos EUA avançam com repercussões de tarifas de Trump
Trump diz que pelo menos 7 anúncios relacionados ao comércio serão feitos hoje
Ele não especificou se estaria anunciando acordos comerciais ou cartas tarifárias
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar à vista operava com alta de 0,28%, cotado a R$ 5,461 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,05%, aos 5.488 pontos.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, descartou uma extensão do prazo de tarifas que começaria em 1º de agosto.
Os preços do petróleo sobem enquanto os investidores acompanham os desdobramentos mais recentes sobre as tarifas dos Estados Unidos e tentam avaliar seu impacto nos mercados.
Já as cotações do minério de ferro na China encerraram em alta pela segunda sessão consecutiva, impulsionadas pela redução nos embarques. No entanto, dados econômicos mistos do país asiático limitaram os ganhos.
(Com Reuters)
The post Ibovespa Futuro cai à espera de novidades sobre tarifas, ata do Fed e Galípolo appeared first on InfoMoney.
Fonte: InfoMoney