Pela primeira vez, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que usa tecnologia do Google para transformar fotos em vídeos vai rodar em celulares. E por incrível que pareça, smartphones Pixel e a plataforma Gemini não fazem parte desta novidade.
Na verdade, a primeira marca a colocar esse tipo de recurso num smartphone é a Honor, fabricante chinesa de celulares. Os novos modelos Honor 400 e Honor 400 Pro, que serão lançados em 22 de maio, terão o tal gerador de vídeos.
‘Motor’ da ferramenta de IA nos celulares Honor 400 e 400 Pro é o Veo 2 do Google
O “motor” da ferramenta de IA da nova linha Honor 400 é o modelo Veo 2, do Google. Ela cria vídeos de cinco segundos com base em imagens estáticas, no formato retrato ou paisagem. O editor Dominic Preston, do The Verge, testou o recurso e conta suas impressões numa matéria publicada no site.
Segundo ele, o recurso “leva cerca de um a dois minutos para gerar cada vídeo”. Ele está integrado ao aplicativo de Galeria nos novos celulares da Honor e “foi projetado para ser simples”.

Na prática, isso significa: “não há opção de incluir texto junto à imagem, então o usuário depende da IA interpretar e fazer algo coerente com ela”.
“Às vezes funciona bem“, escreve o editor. “Dê a ela um assunto simples, como uma foto clara de uma pessoa ou animal de estimação, e ela pode gerar movimentos bastante realistas.”
Já outros temas são mais complicados para a IA entender e “fazer algo coerente”, observa Preston. Em seus experimentos, aconteceu o seguinte:
- Na foto de um carro antigo, a IA fez o veículo girar de forma impossível no lugar;
- Tomates frescos foram tocados por uma mão fantasmagórica;
- IA imaginou um jogo de futebol feminino com pelo menos 27 jogadoras de três times diferentes, com dois árbitros tentando controlar o caos;
- Num autorretrato de Vincent Van Gogh, a IA decidiu que o mais apropriado seria um pombo voar para fora do olho dele.
Disponibilidade do novo recurso de IA em celulares da Honor
O transformador de foto para vídeo estará disponível gratuitamente para os donos de Honor 400 e Honor 400 Pro durante os dois primeiros meses após o lançamento da linha. Mas com limite de dez gerações de vídeo por dia.

O diretor de marketing da Honor no Reino Unido, Chris Langley, disse ao Verge que “eventualmente exigirá algum tipo de assinatura” do Google. Mas, por ora, os detalhes sobre essa assinatura não foram divulgados.
Leia mais:
- Gemini pode editar imagens para você, mas o que isso significa?
- Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Deep Research”
- Como remover o Gemini do seu Gmail para aumentar sua privacidade
A geração de vídeo com Veo 2 está incluída na assinatura paga do Gemini Advanced do Google. Mas atualmente só funciona com prompts. Ou seja, apenas transforma texto em vídeo.
A geração de vídeo a partir de imagens está listada como um dos recursos do Veo 2 no Google Cloud, no qual o Google cobra 50 centavos de dólar (quase R$ 3) por segundo de vídeo gerado. Mas isso está disponível apenas para “usuários aprovados”.
O post IA do Google que transforma fotos em vídeos chega a celulares apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: Olhar Digital