A Hyundai está se preparando para aumentar o preço de todos os seus veículos nos EUA, enquanto a montadora busca amortecer o impacto das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
O fabricante sul-coreano está considerando um aumento de 1% no preço sugerido ao consumidor de todos os modelos de sua linha, a partir da próxima semana, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas por discutirem um plano que ainda não é público.
A medida se aplicaria a veículos recém-fabricados, deixando os carros já disponíveis nas concessionárias sem alteração. Além disso, a empresa provavelmente aumentará as taxas de envio e os custos de opcionais, como tapetes e barras de teto instalados antes da chegada dos carros aos revendedores, para evitar elevar ainda mais o preço base dos veículos, disseram as fontes, alertando que as discussões estão em andamento e podem mudar.
A Hyundai afirmou que sua estratégia de preços é projetada para garantir que permaneça competitiva, mas que nenhuma decisão final foi tomada.
“Este período marca nossa revisão anual regular de preços, guiada pela dinâmica do mercado e pela demanda do consumidor, independentemente das tarifas”, disse a empresa em comunicado. “Continuaremos a nos adaptar às mudanças na oferta e demanda, e às regulamentações, com uma estratégia de preços flexível e programas de incentivos direcionados.”
A medida seria uma das ações mais abrangentes tomadas por uma montadora em resposta às tarifas elevadas que Trump impôs sobre carros e peças importados. A Hyundai, uma das maiores vendedoras de automóveis nos EUA, havia prometido anteriormente manter os preços estáveis até 2 de junho para sua marca principal e a linha de luxo Genesis.
O CEO da Hyundai, José Muñoz, disse à Bloomberg no mês passado que não esperava um aumento repentino e grande nos preços, mas não comentou o que estava planejado para o restante do ano.
O aumento de preços e as taxas mais altas adicionariam pelo menos algumas centenas de dólares a cada veículo. Apesar de possuir grandes fábricas de montagem nos EUA, o Hyundai Motor Group é um dos maiores importadores de veículos acabados no país. Incluindo suas marcas afiliadas Kia e Genesis, a Hyundai importou cerca de 1,1 milhão de veículos para os EUA no ano passado, ficando atrás apenas da Toyota e da General Motors, que importaram aproximadamente 1,2 milhão de carros cada.
O Hyundai Motor Group revelou planos em março para fazer um investimento recorde de US$ 21 bilhões nos EUA para localizar mais peças e produção de veículos, incluindo uma nova siderúrgica na Louisiana e a expansão de sua nova fábrica de montagem em Savannah, Geórgia. Em plena capacidade, os investimentos permitirão que Hyundai e Genesis fabriquem 70% do que vendem nos EUA em plantas domésticas, disse Muñoz.
O presidente da Hyundai, Chung Euisun, visitou Trump na Casa Branca para marcar o anúncio, que foi elogiado pelo presidente. Mas isso não resultou em muito alívio nas tarifas para a montadora ou para a Coreia do Sul.
As montadoras têm sido lentas para aumentar os preços, mesmo com líderes do setor alertando que as tarifas podem adicionar milhares de dólares em custos adicionais a cada veículo. A Ford aumentou os preços de três modelos importados do México, enquanto várias outras montadoras retiraram suas metas financeiras devido à instabilidade do comércio global. A Subaru confirmou no início deste mês que também aumentou os preços dos veículos nos EUA.
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Fonte: InfoMoney