Home / Mundo / Houthis sequestram seis tripulantes após afundar dois navios, diz fonte

Houthis sequestram seis tripulantes após afundar dois navios, diz fonte

Ao menos dez pessoas foram resgatadas perto do Iêmen, após um navio ter sido atacado pelo grupo rebelde Houthis e naufragar do Mar Vermelho, segundo a missão de segurança marítima da União Europeia. Acredita-se que seis tripulantes foram sequestrados pelos Houthis.

O grupo disse que levou algumas das pessoas a bordo para um local não revelado após o ataque ao navio Eternity C.

Essa foi a segunda vez que navios comerciais no Mar Vermelho foram atacados esta semana.

Fontes da segurança marítima disseram à agência de notícias Reuters que a milícia do Iêmen sequestrou seis tripulantes.

Quatro das 25 pessoas a bordo morreram no ataque, segundo autoridades marítimas.

Outros quatro tripulantes foram resgatadas da água durante a noite, incluindo três tripulantes filipinos e um grego da equipe de segurança marítima, informou a Operação Aspides da UE nesta quinta-feira (10), no X.

E seis foram resgatadas na quarta-feira (9), segundo a missão, que coordena as operações de resgate no Mar Vermelho.

O Eternity C, uma embarcação comercial de bandeira liberiana e operado por uma empresa grega, foi atacado durante dias pelos houthis com múltiplas granadas propelidas por foguete de pequenas embarcações, segundo a UKMTO (Agência de Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido).

O navio afundou na manhã de quarta-feira (9), informou a agência.

Os Houthis, um grupo apoiado pelo Irã que controla grande parte do Iêmen, assumiram a responsabilidade em um comunicado na quarta-feira (9), afirmando que atacaram o Eternity C com “um barco não tripulado e seis mísseis de cruzeiro e balísticos” enquanto ele supostamente se dirigia ao porto israelense de Eilat.

Eles afirmaram que a embarcação estava “completamente afundada” e que forças resgataram alguns tripulantes, prestando atendimento médico antes de levá-los para um lugar não revelado.

A missão dos Estados Unidos para o Iêmen acusou os Houthis de sequestrar os tripulantes e pediu a libertação imediata.

Um vídeo divulgado pelo grupo rebelde mostra um navio gravemente danificado e afundando após um ataque com foguetes.

As imagens incluem comunicações de rádio anteriores nas quais os Houthis garantiram segurança à tripulação do navio.

A perda da embarcação marca o segundo naufrágio pelos Houthis esta semana, após um ataque ao cargueiro Magic Seas no domingo (6), que fez com que a tripulação abandonasse o navio.

O grupo iemenita tem repetidamente atacado barcos que alega ter ligações com Israel, prometendo continuar até que o país encerre sua campanha militar em Gaza.

Os rebeldes disseram em um comunicado: “Continuaremos nossas operações militares em apoio ao povo palestino oprimido… até que a agressão contra Gaza cesse e o cerco seja levantado.”

Em maio, o grupo concordou em interromper as ofensivas a navios de guerra americanos no Mar Vermelho, após mais de um mês de ataques aéreos das forças dos EUA contra as forças e infraestrutura de mísseis.

Mas os Houthis não se comprometeram a encerrar os ataques a outros navios com supostas conexões com Israel, e os dois naufrágios dos últimos dias intensificaram os temores de uma nova crise no transporte marítimo nessa rota comercial global vital.

Fonte: CNN Brasil

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *