Um homem de 54 anos, morador do estado de Pernambuco, foi autuado pela Polícia Legislativa Federal (PLF) por injúria racial contra a deputada federal Carol Dartora (PT-PR). A Polícia Civil de Pernambuco também atuou nas investigações
O suspeito, identificado como Luciano, enviou uma mensagem de áudio com conteúdo racista à parlamentar por meio da plataforma Facebook Messenger. No áudio, encaminhado diretamente ao perfil profissional da deputada, ele manda Dartora “voltar para o jardim zoológico” e utiliza xingamentos de baixo calão.
O caso foi enquadrado como crime de injúria racial. A pena prevista é de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.
A PLF orienta constantemente que casos do tipo sejam registrados por parlamentares, para que os responsáveis sejam identificados, responsabilizados e, posteriormente, punidos.
Em outubro do ano passado, a deputada Carol Dartora já havia passado por situação semelhante. Na época, ela recebeu 43 e-mails com conteúdo de ódio e ataques racistas. Referente a esse caso, um suspeito foi preso. Ele era investigado há, pelo menos, cinco anos pela Polícia Federal.
As mensagens foram enviadas para o endereço eletrônico oficial do mandato da deputada. O remetente é o mesmo em todos os envios. Dartora chegou a ser ameaçada de morte, violência e de invasão ao seu gabinete. A parlamentar ainda recebeu ofensas de cunho machista e racista.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Homem que enviou mensagens racistas à deputada Carol Dartora é autuado no site CNN Brasil.
Fonte: CNN Brasil